Um loft construído em uma antiga fábrica
Depois de uma grande reforma, este espaço foi geniosamente transformado em um loft charmoso e contemporâneo
O arquiteto Vincent Eschalier foi escalado pela agência Esprimm para o difícil, mas belo, projeto de transformar uma antiga fábrica parisiense em dezessete lofts de luxo. O profissional lançou mão de vigas metálicas, tetos altos, mezaninos e assoalhos de madeira para criar espaços de arquitetura contemporânea, com perspectivas ampliadas.
A Revista da Mulher selecionou imagens de um desses lofts e mostra os detalhes desta grande reforma. Neste loft (foto) o cômodo principal, situado no último andar, é beneficiado por um poço de luz vindo do teto e que destaca a verticalidade do lugar. Spots foram embutidos no teto de maneira a valorizar as diferentes obras de arte expostas nas paredes brancas.
A decoração é rica em detalhes, mas há uma certa economia das cores, o que permite uma valorização da luz natural. Trata-se um de loft grande, onde cada espaço foi aproveitado com muita criatividade, de modo a torná-lo aconchegante, convivial e bonito. Veja nessa galeria as fotos desse espaço totalmente renovado.
Copyright foto: Cécile Debise
Amplitude na entrada
O living no andar inferior, onde encontram-se a sala de estar, o escritório, a sala de jantar e a cozinha, é super espaçoso, tanto na largura quanto na altura. As áreas privadas (quartos e banheiros) encontram-se no mezanino.
Copyright foto: Cécile Debise
Cores quentes
Dominadas por uma grande fotografia que exibe um quadrado laranja, as poltronas vintage da sala de estar, no mesmo tom, conferem conforto ao ambiente. Além disso, o contraste da luz natural com as cores dos artigos de decoração enaltece beleza ao espaço.
Copyright foto: Cécile Debise
Mezanino reconfigurado
A dificuldade em se fazer o mezanino, residia no fato de criar um “meio-andar” que mantivesse a altura original das janelas. Isso foi resolvido deslocando o bloco do mezanino um metro longe das janelas, o que permite conservar ao máximo a luz no cômodo principal.
Copyright foto: Cécile Debise
Convivialidade no cômodo principal
Uma mesa oval em mármore dimensões generosas e assinada pelo arquiteto Eero Saarinen, da lojaKnoll, é acompanhada de cadeiras desparceiradas, modelo Tulip, de Eero Saarinen, da loja Knoll e DAW, e de Eames,da loja Vitra. Elas se integram harmoniosamente ao grande espaço do cômodo principal.
Copyright foto: Cécile Debise
Decoração industrial na cozinha
Projetada sob medida, a cozinha é delimitada por um piso feito de revestimento que imita concreto. A bancada de trabalho, as portas e armários embutidos são da marca Corian. A mistura de cinza e branco dos móveis lembra a pintura os batentes das janelas e confirma o lado industrial da decoração.
Copyright foto: Cécile Debise
Arte na cozinha
Os detalhes muito requintados da cozinha fazem dela um lugar tão agradável quanto funcional. Por exemplo, uma prateleira, da marca Corian, em forma de L invertido desenha uma moldura em volta do aquecedor, permitindo a disposição de objetos sobre ela.
Copyright foto: Cécile Debise
Forma assimétrica
A ilha da cozinha, espaço que abrange a bancada de ponta a ponta e a mesa, tem uma forma não simétrica que dá personalidade ao ambiente. Iluminada por uma grande janela, a cozinha, branca na parte alta e mais escura embaixo, parece concentrar a luz na direção da bancada. A ideia é proporcionar mais conforto na hora de preparar as refeições. Além disso, para deixá-la com aspecto leve, um móbile suspenso faz sobrevoar hastes como se fossem varas de uma estrutura fragmentada.
Copyright foto: Cécile Debise
Luz transversal
Formado a partir de uma plataforma que atravessa o edifício de fora a fora, o loft se beneficia de uma iluminação transversal. Isso faz com que o ambiente se torne agradável e mais aconchegante.
Copyright foto: Cécile Debise
Espaço reflexão no quarto
Instalado em frente a uma grande janela que dá para os telhados de Paris, uma escrivaninha com tampo de vidro, da loja Le Corbusier, é um pequeno espaço para trabalhar e estudar. À direita, um pilar em pedra é, junto com as vigas pintadas de cinza, um dos únicos vestígios originais do prédio que data de 1798 (todo o restante teve que ser demolido para construir as habitações).
Copyright foto: Cécile Debise
Objetos discretos no cômodo principal
Apesar de grande, este armário, da marca Corian da loja Marotte, produz um efeito discreto ao ambiente por causa de sua cor neutra e economia de detalhes. Na frente, foi colocado uma poltrona Lounge Chair & Ottaman, criada por Eames, na cor marrom, que não interfere na discrição do ambiente por tratar-se de um objeto sóbrio, ou seja, não ocupa muito espaço.
Copyright foto: Cécile Debise
Escada aérea
A escada caracol, que leva à área privada, foi feita em aço bruto e envernizado no tom mate. Ela desenha uma espiral elegante, que dá leveza ao ambiente. A escada não ocupa muito espaço e é muito funcional.
Copyright foto: Cécile Debise
Iluminação natural no quarto
Respeitando a estrutura original do telhado em forma de shed (telhas de fábrica), o quarto recebe uma luz que vem das altas janelas, orientadas para o norte, que dão para o terraço. Os armários embutidos otimizam o espaço no ângulo da parede acima da cama, fazendo com que o conjunto dê uma sensação de grandeza ao cômodo.
Copyright foto: Cécile Debise
Decoração moderna no banheiro
O quarto de hóspedes é equipado com um banheiro que possui uma banheira em forma de rochedo e de uma cuba de perfil arredondado. As louças contrastam elegantemente com o aspecto triangular desse cômodo.
Copyright foto: Cécile Debise



