6
Obrigado

Não consigo mais ter prazer com outro homem após minha separação

Apego à relação anterior pode gerar ansiedade e medo de sofrer de novo, prejudicando a excitação feminina


Dúvida da leitora: Eu queria muito saber porque eu não consigo me relacionar sexualmente com outro homem. Eu fui casada por dois anos com uma pessoa e o fim foi muito triste e decepcionante. Eu ainda tenho algum sentimento por ele, apesar de nunca mais tê-lo visto. Depois que me separei, eu transei com uma pessoa mas não senti prazer nenhum e até senti dor. E, depois, quase transei com outro mas travei na hora. Eu sinto vontade, sim, de estar com outros homens, mas na hora H, travo. O que esta acontecendo comigo? 

Na situação apresentada, parece que a leitora está com a parte emocional totalmente conectada à experiência sexual com parceiro anterior. As lembranças do ex-marido podem ter criado um modelo de prática capaz de levá-la a expectativas e comparações com os novos parceiros e, consequentemente, a frustrações. 

Esse processo até pode acontecer de forma inconsciente, mas enquanto ela tiver como base o modelo do parceiro anterior, dificilmente conseguirá relaxar. E se o corpo não está relaxado, o mecanismo de lubrificação vaginal não funciona.

A idealização dos momentos com o ex-marido pode causar uma busca em outros homens de uma experiência semelhante àquela já vivida. Vale ressaltar que isso é impossível, visto que as experiências com cada parceiro são únicas e variáveis.

A orientação mais adequada nesse caso é que primeiro tome-se consciência de que o apego ao passado não quer dizer impedimento de viver experiências sexuais ainda melhores. Ou seja, é preciso primeiro acreditar que nem sempre a experiência sexual com o homem anterior será para sempre a melhor.

Um ponto positivo no relato da leitora é a afirmação de seu desejo sexual em relação a outros homens. O fato de não se tratar de falta de  libido  já é um grande passo para a solução. A melhor saída, então, é ir para os novos encontros sem muita expectativa, respeitando seu próprio tempo. Com perseverança, ela vai conseguir reverter esse quadro.

Mas caso haja ainda alguma situação mal resolvida com o ex, não há nada de mau em reencontrá-lo. É comum as pessoas ficarem com uma ideia muito platônica em relação ao passado e, às vezes, é necessário fazer um movimento de 'tira-teima' para acabar com essa obsessão.

Por vezes esse encontro e conversa ajudam a dissolver isso. Caso isso não seja possível, terapia ou até conversa com amigos confiáveis podem ajudar a aliviar a tensão emocional existente, que é a causa do travamento da sua excitação.

Também tem alguma dúvida sobre sexualidade? Envie suas perguntas para o Dr.Marino Pravatto Júnior através do email redacao@arevistadamulher.com.br
 

Copyright foto: Arte A Revista da Mulher

Este documento, intitulado 'Não consigo mais ter prazer com outro homem após minha separação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.