Receitas árabes: aprenda a fazer pratos típicos da culinária oriental
Confira uma seleção de pratos típicos como homus, falafel, kafta e quibe
Cada vez mais apreciada no Brasil, a culinária árabe vai muito além dos triviais quibes e esfirras que são vendidos em lanchonetes de todo o país. Ricas em especiarias e condimentos marcantes, as comidas trazidas de países do Oriente Médio - como Síria, Líbano e Turquia - compõem refeições completas e fartas que vão de saladas refrescantes a pratos com carne, arroz, legumes e grãos. Tudo sempre muito bem preparado e saboroso.
Diferente das culturas gastronômicas ocidentais, a cozinha árabe não segue o conceito de entrada e prato principal. Tabule, homus, babaganuche, kafta, falafel, charuto de folha de uva, abobrinha recheada, arroz sírio e outras delícias são todas servidas juntas na mesa. Na galeria a seguir, confira uma seleção de receitas árabes para inspirar um almoço ou jantar típico em casa.
Copyright foto: iStock
Homus
A famosa pasta de grão-de-bico nunca pode faltar em uma refeição verdadeiramente árabe. Com ingredientes muito simples, é possível fazer uma deliciosa versão caseira que rende uma boa porção e ainda pode ser guardada para outras ocasiões. Veja a receita aqui.
Copyright foto: iStock
Babaganuche
Escrito de diversas maneiras, o babaganuche (ou babaganoush) é um suculento patê de berinjela que funciona como aperitivo ou acompanhamento de carnes grelhadas, como cordeiro ou carneiro. De leve sabor defumado, a pastinha é muito fácil de se fazer em casa. Veja a receita aqui.
Copyright foto: iStock
Tabule
Muito popular entre os brasileiros, o tabule é uma saladinha bem fresca e simples de se preparar em casa. Feita à base de trigo, ela leva ainda tomate, cebola, pepino e um bom punhado de salsinha picada, que confere cor e sabor ao conjunto. Veja a receita aqui.
Copyright foto: iStock
Salada fatuche
A salada fatuche (ou fattoush) tem uma base de ingredientes muito parecida com o tabule, com a vantagem de levar folhas verdes, hortelã picado e algumas fatias de pão pita tostado e crocante. Para dar um toque extra de frescor, algumas versões do prato ainda incluem rodelas de rabanete e sementes de romã. Veja como fazer aqui.
Copyright foto: iStock
Falafel
Clássico da culinária árabe, o falafel é um bolinho frito de grão-de-bico muito usado nos lanches do tipo kebab ou consumido puro com molhos e patês. Por ser 100% vegetal, ele é perfeito para compor refeições vegetarianas e ainda funciona como delicioso aperitivo em um jantar despretensioso. Veja a receita aqui.
Copyright foto: iStock
Quibe frito
O bolinho frito de carne e trigo caiu tanto no gosto dos brasileiros que ele já é um quitute obrigatório em restaurantes árabes de todo o país. Além da versão tradicional, o quibe também pode ser recheado com coalhada seca ou até mesmo com catupiry. Veja como fazer aqui.
Copyright foto: iStock
Esfirra
Um cardápio árabe que se preze também não pode deixar de fora uma boa esfirra. Aberta ou fechada, ela pode ser recheada com carne, queijo, escarola, espinafre ou o que mais a imaginação mandar. Veja a receita aqui.
Copyright foto: iStock
Charuto de folha de uva
Perfeito para o almoço ou jantar, o charutinho de folha de uva tem um sabor delicado e muito agradável ao paladar. Em geral, ele deve ser recheado com uma mistura de arroz e carne moída que é temperada com especiarias, como canela e pimenta. Veja a receita aqui.
Copyright foto: iStock
Charuto de repolho
Se não tiver folha de uva em casa, experimente fazer o charutinho de repolho. Igualmente saboroso, ele é preparado com o mesmo recheio e ainda é cozido em um molho bem suculento de tomate e carne moída. Veja a receita aqui.
Copyright foto: iStock
Abobrinha recheada
Outra iguaria muito comum nos cardápios árabes é a abobrinha recheada. Fácil de fazer, ela segue o mesmo conceito dos charutinhos com um recheio muito parecido e o cozimento também feito em molho de tomate. Veja a receita aqui.
Copyright foto: iStock
Arroz sírio
O nome já explica a origem desse prato delicioso que é ideal para acompanhar carnes condimentadas e de sabor bem marcante, como o cordeiro. De visual bem diferente, o arroz sírio é preparado com macarrão do tipo cabelo de anjo e fica simplesmente delicioso. Veja a receita aqui.
Copyright foto: iStock
Kafta
Tradicionalmente preparado com carne de carneiro e especiarias, o kafta é uma espécie de bolinho alongado que pode ser montado em um espetinho de madeira para ser cozido, assado ou grelhado. Na hora de comer, sirva acompanhado de arroz sírio ou dentro do pão pita. Veja como fazer aqui.
Copyright foto: iStock
Quibe assado
Prático e muito saboroso, o quibe assado tem uma receita muito parecida com a do quibe frito, com a diferença de ser preparado em uma assadeira e depois fatiado em pedaços generosos. Quem quiser também pode rechear a carne com coalhada seca ou queijos diversos. Veja como fazer aqui.
Copyright foto: iStock
Arroz com lentilha e cebola dourada
No quesito dos acompanhamentos, o arroz com lentilha é outro clássico tradicional da culinária árabe. Para completar o sabor, o prato ainda é servido com uma deliciosa cebola dourada que é glaceada na manteiga ou em óleo vegetal. Veja a receita aqui.
Copyright foto: Camil/Divulgação
Quibe de lentilha recheado
Boa sugestão para os vegetarianos, o quibe de lentilha recheado é muito prático de se fazer e pode ser o prato principal de uma refeição. Alguns restaurantes ainda usam abóbora como base da massa, mantendo os condimentos e especiarias que fazem a graça do prato. Veja a receita aqui.
Copyright foto: Camil/Divulgação