Pesquisadores ingleses desenvolvem pendrive que detecta HIV
Equipamento é de uso simples e utiliza uma gota de sangue para detectar vírus; tempo médio para o diagnóstico é de pouco mais de 20 minutos
Cientistas do Imperial College de Londres, em parceria com a empresa privada norte-americana DNA Electronics, desenvolveram um teste rápido e simples para a detecção do vírus HIV. Usando como base um pendrive, o novo equipamento é capaz de fazer uma leitura altamente precisa da quantidade de vírus existente na corrente sanguínea do indivíduo.
Para fazer o teste é necessário de apenas uma gota de sangue do paciente, com a vantagem de entregar o resultado após 20,8 minutos em média. O resposta elétrica criada pelo pendrive pode ser lida por computadores, laptops e demais aparelhos portáteis.
Como funciona
O equipamento usa um chip de celular e analisa o sangue colocado em uma parte do pendrive. A presença do vírus HIV na amostra gera uma mudança de acidez e o chip é capaz de transformar esta acidez em um sinal elétrico. É este sinal que, enviado ao pendrive, mostra ao paciente o resultado com a utilização de em um computador ou aparelho portátil.
Mesmo na fase inicial de testes, os pesquisadores ressaltam a importância que o equipamento pode ter na vida de portadores do vírus, uma vez que eles poderão monitorar de maneira mais rápida, sigilosa e segura os níveis de vírus no sangue. Vale lembrar que os testes utilizados atualmente saem em no mínimo 3 dias, o que pode prejudicar o tratamento.
Graham Cooke, que é do departamento de medicina do Imperial College e um dos responsáveis pela pesquisa, explica que monitorar a carga viral é essencial para que o tratamento tenha sucesso. “No momento, os exames muitas vezes exigem um equipamento caro e complexo que pode demorar alguns dias para produzir um resultado", reforça.
O pesquisador destaca ainda que o pendrive faz o mesmo trabalho do equipamento convencional, que tem o tamanho de uma fotocopiadora. Os resultados foram publicados no periódico científico Scientific Reports e mostraram que o teste com o pendrive obteve 95% de eficiência entre as 991 amostras de sangue utilizadas.
Copyright foto: Imperial College London / DNA Electronics
- Pesquisadores ingleses desenvolvem pendrive que detecta HIV
- Como detectar o período fértil com a temperatura basal - Dicas - Gravidez
- Pesquisa mostra como altura da mulher interfere na gravidez - Dicas - News
- Língua presa: saiba como detectar e quais os tratamentos - Dicas - Família
- Pesquisa confirma que homens sofrem mais com traição do que mulheres - Dicas - News
- Saiba por que atividades manuais para as crianças desenvolvem a criatividade - Dicas - Filhos