Caminhada emagrece? Especialista responde e dá dicas para praticar o exercício
Como emagrecer com caminhada?
Dicas para iniciantes: comece já a caminhar
Atenção especial ao calçado - Eles são o único 'equipamento' exigido para a prática da caminhada, principalmente quando ela será feita em piso duro, como o concreto ou asfalto. É preciso que ele seja adequado para os pés (tamanho, formato, pisada) e, de preferência, que possua algum sistema de amortecimento.
Opte pelo conforto - Salvo em dias mais frios, quando a temperatura incomoda durante a caminhada mesmo com o corpo aquecido, o melhor a fazer é usar roupas mais leves e confortáveis para se exercitar. Existem roupas específicas para a prática do esporte, o que pode ser interessante também.
Não dê um passo maior do que as pernas - Esta é uma expressão antiga que se encaixa perfeitamente no caso da caminhada. Quer dizer que é preciso ter cuidado para não exagerar, principalmente no começo, para evitar lesões ou abandono do esporte. Comece caminhando devagar, aumentando na medida em que for se acostumando. Como depende de cada pessoa, aconselho marcar um tempo (30 minutos, por exemplo) ou uma distância (2 a 4 Km, caso seja um iniciante) e faça um teste para ver o impacto sobre seu corpo. Depois vá criando novas metas, sempre lembrando de não exagerar.
Diga-me por onde andas... - Escolha bem o lugar onde fará sua caminhada, pois isso influencia nos resultados. Vias mais acidentadas ou irregulares exigem mais do corpo e das articulações, o que pode trazer problemas para quem não está preparado. Caminhar na areia também gera um esforço maior e por isso deve ser feita uma compensação de tempo x distância (necessária avaliação de um especialista). Lugares mais planos, assim como a esteira da academia facilitam a caminhada e podem ser grandes aliados para quem busca resultados mais constantes.
Muito além do emagrecimento
- Melhoria na capacidade respiratória;
- Controle da frequência cardíaca;
- Melhoria da circulação;
- Redução do colesterol;
- Aumento da massa óssea;
- Redução dos riscos de desenvolver diabetes;
- Melhoria do funcionamento pulmonar;
- Liberação de endorfina e aumento do bem-estar e da autoestima;
- Prevenção do envelhecimento;
- Normalização do sono.