0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Saiba como funciona a dieta ayurveda

Conheça o cardápio que prioriza  alimentos frescos e orgânicos e que pode variar de acordo com o dosha (ou humor) de cada um

Saiba como funciona a dieta ayurveda.


Criada na Índia, há 7 mil anos, a dieta ayurveda propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza. Quem segue este plano alimentar, prioriza  alimentos frescos, naturais, preferencialmente orgânicos e preparados na hora, mantendo os potenciais nutritivos dos alimentos. Utilizam-se também condimentos e temperos para facilitar o processo do metabolismo.

De acordo com o Dr. Danilo Maciel Carneiro, autor do livro Ayurveda, saúde e longevidade na tradição milenar da Índia e diretor científico da Associação Brasileira de Ayurveda, nesta dieta devem ser riscados do cardápio alimentos químicos, artificiais, processados, conservados ou refinados, considerados de má qualidade, além de alimentos preparados com excesso de óleo, sal e açúcar, por serem indigestos. 

Os doshas da ayurveda

Existem na ayurveda cinco forças da natureza que se associam para formar o nosso organismo: éter, ar, fogo, água e terra. Estes elementos se combinam para formar os chamados Prakrittis (ou doshas), que organizam todas as funções físicas, mentais e emocionais necessárias para a vida. Existem, ao todo, três doshas (ou humores). Todas as pessoas possuem os três, mas em proporções variadas. Quando os doshas (ou humores) estão em desequilíbrio, o corpo pode começar adoecer.

De acordo Danilo, os doshas caracterizam o perfil biológico de cada indivíduo. Eles ainda são responsáveis por todos os processos vitais que sustentam o funcionamento do corpo. Cada um deles, segundo o médico, dispõe de estruturas físicas, elementos funcionais e mecanismos fisiológicos próprios para comandar todas as funções orgânicas pelas quais eles são responsáveis. Confira a cada um:

Vata (éter + ar): é o dosha responsável por todos os processos de circulação, movimento e percepção de sensações, e governa essas funções através de um completo sistema de canais que permeiam todo o corpo, e que recebem o nome sânscrito de Srotas

Pitta (fogo + água): é responsável por todos os processos de transformação e metabolismo do corpo, e governa essas funções através de um sistema de enzimas, desde os alimentos que são digeridos – que se passa na boca – até o trato gastrointestinal, passando pelo sangue, pelo nível celular, chegando até o metabolismo. Esse comando inclui tanto a formação dos nutrientes (anabolismo) quanto a produção dos restos ou dejetos (catabolismo).

Kapha (água + terra): é responsável pela estrutura física, forma material e coesão das diversas substâncias do corpo, governa essas funções através de um sistema de tecidos orgânicos, materiais de excreção e secreções fisiológicas, que são todos os elementos e substâncias concretos do nosso organismo.

A alimentação de acordo com os doshas

Cada pessoa possui algum dosha predominante. Quem é vata, por exemplo, costuma ter uma estrutura corporal leve, ter o corpo pequeno e com pouca gordura. Já os indivíduos pittas possuem estatura mediana, assim como o peso. Os kaphas, por sua vez, são mais pesados e fortes. Para descobrir o tipo individual, é necessário consultar um especialista, que indicará qual alimentação, que varia entre os doshas, se deve seguir,  

Ainda segundo Danilo, o cardápio diário de uma pessoa normal que segue uma alimentação ayurvédica deve ser composto dos alimentos compatíveis com a sua constituição e o seu metabolismo. “Existem as listas de alimentos compatíveis para cada dosha ou que se combinam”, sugere. “No caso de uma pessoa que tenha alguma enfermidade, pode ser necessário um balanceamento nutricional, que deve ser feito por nutricionistas ou nutrólogos.”

Além da alimentação, o médico indica rotinas diárias saudáveis, que incluem horários regulares para alimentação, sono, repouso, lazer, atividades físicas e trabalho, além de evitar hábitos nocivos ou tóxicos e o envolvimento com emoções negativas.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Saiba como funciona a dieta ayurveda', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo