0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Produto da Estação: 16 receitas vitaminadas com cenoura

Abundante em todas as épocas do ano, o legume laranjinha tem o auge de sua safra no mês de outubro e pode render diversas delícias doces e salgadas

Confira as receitas salgadas e doces para aproveitar a época da cenoura.


Pouco calórica e rica em nutrientes como o betacaroteno, a cenoura é um dos legumes mais saudáveis e versáteis para a alimentação diária. Naturalmente adocicada, ela serve de base para inúmeras preparações, que vão de saladas, sopas e refogados até bolos e sobremesas. 

Ainda que seja encontrado em abundância no mercado ao longo do ano inteiro, o legume atinge o auge de sua safra no mês de outubro, sendo vendido a preços mais baixos. Para tirar o máximo de proveito da temporada da cenoura, confira na galeria a seguir 16 receitas saborosas que levam a hortaliça como ingrediente principal.

Copyright foto: iStock

Creme de cenoura com erva-doce

Creme de cenoura com erva-doce é fresco e bem levinho.


Uma das maneiras mais simples de incluir a cenoura na dieta é usando-a como ingrediente de uma sopa bem levinha e saborosa. Além de fresca, esta receita de creme de cenoura com erva-doce pode ficar ainda mais light se o creme de leite for substituído por leite de vaca desnatado. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: iStock

Salada de cenoura, ricota e hortelã

Salada de cenoura com ricota e hortelã é excelente para o verão.


Colorida e refrescante, esta salada de cenoura com ricota e hortelã é muita rápida de fazer e pode ser uma boa pedida para as refeições na época do verão. A boa notícia é que vale usar a criatividade para montar a sua receita: experimente adicionar ingredientes como azeitonas pretas, suco de limão, repolho roxo e tomatinhos cereja. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: iStock

Torteletta rústica de cenoura e brócolis

Torteletta rústica de cenoura e brócolis é nutritiva e pouco calórica.


Pouco calórica e muito nutritiva, esta torteletta rústica de cenoura e brócolis vai bem como aperitivo de um encontro entre amigos ou até mesmo como um delicioso snack saudável para matar aquela fominha que bate no meio da tarde. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação/Bunge Brasil

Torta integral de cenoura e queijo

Torta integral de cenoura e queijo vai bem com uma saladinha verde.


Ideal para compor uma refeição leve, esta torta integral de cenoura e queijo é fácil de fazer e fica bem cremosa. Na hora de saboreá-la, a dica é servir acompanhada de uma saladinha verde com folhas variadas e tomates cereja. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Pauline Lugard

Crumble de cenoura, nozes e mel

Para fugir do comum: crumble de cenoura, nozes e mel.


Que tal inovar na receita de crumble de maçã acrescentando cenoura ao preparo? Além de deixar a torta mais colorida e nutritiva, o legume dá um sabor todo diferenciado ao doce e fica uma delícia na mistura com as nozes e o mel. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: Christelle Milesi

Enformado de cenoura e pistache

Diferente, o enformado de cenoura e pistache é ótimo para variar o cardápio da semana.


Quase um "pudim" salgado, este enformado de cenoura e pistache fica saboroso, levemente crocante e bem macio. Perfeito para variar o cardápio da semana, ele pode ser preparo em porções individuais ou em um refratário único para servir toda a família. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Christelle Milesi

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Impossível resistir ao bolo de cenoura com cobertura de chocolate.


Preferência nacional, o bolo de cenoura com cobertura de chocolate é muito simples de fazer e fica pronto em um instante. Além disso, a calda pode ser feita de inúmeras maneiras, de acordo com o gosto de cada um: com chocolate em barra, com brigadeiro, com biomassa de banana verde e assim por diante. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Suflê de cenoura

Veja como fazer um suflê de cenoura.


Para preparar um bom suflê de cenoura em casa, prefira fazer um purê grosso do legume antes de incorporá-lo ao creme de ovos. E para dar um toque extra de sabor, experimente adicionar um pouco de queijo suíço ao preparo. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Bolo de coco e cenoura sem glúten

Bolo vegano de coco e cenoura não contém glúten.


Quem segue uma dieta restritiva em produtos de origem animal também pode degustar um delicioso bolo de coco e cenouraRetirada do livro 50 Doces Veganos, da autora Katia Cardoso, a receita é livre de glúten e leva apenas ingredientes naturais. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: Divulgação/Editora Alaúde

Escondidinho de cenoura, mandioquinha e atum

Delicioso, o escondidinho de cenoura, mandioquinha e atum é perfeito para um refeição leve e nutritiva.


Rápido e fácil de fazer, o escondidinho de cenoura, mandioquinha e atum é garantia de uma refeição bem levinha, colorida e cheia de sabor. Se quiser reduzir o teor de calorias do prato, troque o atum em óleo por atum ao natural e substitua o creme de leite por requeijão light. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação/Gomes da Costa

Tagliatelle de cenoura com especiarias

Nada de massa: tagliatelle de cenoura simula macarrão.


Já imaginou saborear um prato fresco e delicioso que usa um legume no lugar da massa do macarrão? Pois o tagliatelle de cenoura com especiarias é uma ótima pedida para quem quer se alimentar bem sem abrir mão do sabor. Além de criativa, a receita pode ter diversas combinações de ingredientes. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: Luce Argentier

Bolo de cenoura americano

Bolo de cenoura americano leva nozes, especiarias e cobertura cremosa de cream cheese.


Bem diferente da versão brasileira, o bolo de cenoura americano leva especiarias e nozes picadas em sua composição. Além disso, a massa dourada e bem úmida é guarnecida com uma cobertura cremosa à base de cream cheese, indispensável para o resultado final. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Ricardo Spósito

Pão salgado de cenoura, nozes e gorgonzola

Pão salgado de cenoura leva nozes e gorgonzola na massa.


Para fugir do óbvio, experimente fazer em casa este pão salgado de cenoura, que leva nozes e gorgonzola na massa. Perfeito para um lanche da tarde, ele pode levar diferentes queijos no preparo, como muçarela, prato, provolone ou brie. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Christelle Milesi

Suco laranja

Suco laranja tem cenoura, maçã, mamão e castanhas-do-pará.


Rico em vitaminas e nutrientes, este suco laranja de cenoura com maçã e mamão promete turbinar o café da manhã ou lanche da tarde. Com poucos ingredientes, a bebida leva algumas castanhas-do-pará que enriquecem sua composição com gorduras saturadas - ótimas para controlar os níveis de colesterol. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: iStock

Gratinado cremoso de cenoura

Gratinado cremoso de cenoura é prático e econômico.


O gratinado cremoso de cenoura é o tipo de prato ideal para quem não quer perder muito tempo na cozinha. Econômico e muito prático, ele pode ser adaptado conforme os ingredientes que estão na despensa: por exemplo, no lugar do creme de leite, use farinha, margarina e leite para fazer um creme branco. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Fondant de cenoura com creme de coco e pralinê de amêndoas

Receita de fondant de cenoura com creme de coco e pralinê de amêndoas é assinada pelo chef Felipe Mirasierras, do restaurante Praça São Lourenço.


Assinada pelo chef Felipe Mirasierras, do restaurante Praça São Lourenço, em São Paulo, a receita de fondant de cenoura vai surpreender os paladares mais exigentes. Macio por fora e bem úmido por dentro, o bolinho é acompanhado de creme de coco e pralinê de amêndoas, formando uma sobremesa completa com diversos sabores e texturas. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: Wellinton Nemeth

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Produto da Estação: 16 receitas vitaminadas com cenoura', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo