Suba no salto e queime até 600 kcal com o stiletto
Inspirado nas divas do pop, como Beyoncé, nova modalidade de dança combina estilos como o jazz, pop e hip hop
Inspirado nos musicais da Broadway e nas divas do pop, como Madonna, Beyoncé e Britney Spears, o stiletto é uma nova modalidade de dança que combina estilos como o jazz, pop e hip hop, mas com um detalhe muito importante: os movimentos devem ser feitos em cima do salto alto. Segundo Ariane Castro, professora do Ballet Paula Castro, o salto deve ser fino e confortável (de 5 a 7 cm, dependendo da experiência do praticante).
Os benefícios do stiletto
Emagrecer e aumentar a auto estima são os dois principais benefícios so stiletto. De acordo com William Monteiro, coordenador da Symphony Escola de Dança, a modalidade proporciona uma queima calórica de até 600 kcal por aula.
Além disso, praticada com frequência – o ideal é 2 vezes por semana – e associada a uma alimentação saudável, a modalidade também serve como uma atividade muscular intensa, pois trabalha glúteos, pernas, panturrilha, coxas, abdômen, braços e modela a cintura.
Para Ariane, o stiletto desenvolve a essência feminina, aumenta a autoestima e segurança da mulher. "Uma simples caminhada vira um desfile e isso faz a mulher sentir-se mais poderosa e confiante, desenvolvendo a sensualidade com sutileza, sem deixar espaço para vulgaridade”, explica. A prática também ajuda no equilíbrio e melhora a postura.
Quem pode fazer?
Praticar o stiletto não é para qualquer um. Segundo William, embora a dança seja recomendada para todas as idades e sexos, ela não é aconselhada para quem têm alguma lesão na perna ou problema de coluna, pois o uso do salto associado à prática pode piorar a lesão.
“A aula começa com um aquecimento e alongamento, seguida de técnicas de como usar e andar de salto da forma correta e elegante”, ensina William. A professora acrescenta que durante a aula, os alunos praticam a caminhada básica do stiletto. “Ensinamos como se movimentar com salto sem se lesionar. Também realizamos exercícios centrais e diagonais, finalizando com trechos de coreografias”, explica Ariane.
Dicas para quem quer começar
Para a professora, a dica é "se jogar" sem medo. “A auto descoberta vem a cada aula, pois nela trabalhamos com improviso e performance, explorando a criatividade das alunas. Use roupas e salto confortáveis”, sugere a profissional.
Ainda segundo William, o pensamento positivo contribui. “Venha na intenção de se divertir e se sentir mais poderosa, porque além de aprender a dançar, o praticante terá postura e se sentirá mais sensual e feliz. Dançar faz bem para alma e o coração”, finaliza o coordenador.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Suba no salto e queime até 600 kcal com o stiletto', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.