Ceia de Natal: veja a seleção de receitas tradicionais (e deliciosas)
Sempre repleta de comidas gostosas, a ceia de Natal representa um dos momentos mais aguardados do ano para muita gente. Ainda que cada família tenha sua própria tradição de receitas especiais para a data, as refeições natalinas no Brasil são compostas em geral por pratos bem típicos da época, como peru assado, chester e tender.
Entrada - Patê de atum com anchova
Antes de servir a ceia, invista em aperitivos saborosos e fáceis de fazer. Uma boa pedida é transformar o trivial patê de atum em uma pasta mais refinada usando ingredientes como ricota, anchovas e alcaparras. Para ficar ainda mais interessante, sirva com pão italiano rústico no lugar das torradinhas básicas. Veja como fazer aqui.
Entrada - Antepasto de berinjela simples
Perfeito para abrir uma refeição, o antepasto de berinjela precisa ser feito no dia anterior ao consumo. O sabor fica ainda mais intenso se o legume for preparo com uma semana de antecedência - assim os ingredientes ficam curtindo por mais tempo na conserva do azeite. Experimente! Veja a receita aqui.
Prato principal - Tender
O tender é um dos pratos mais tradicionais da ceia de Natal. Geralmente feito de carne suína, ele tem um sabor defumado todo especial que se mistura aos temperos adocicados que são usados no preparo. Na versão mais típica da receita, a dica é usar cravos-da-índia espetados na carne para uma apresentação linda e apetitosa. Veja como fazer aqui.
Prato principal - Chester
E falando em tradição, outro assado típico das refeições natalinas é o chester. Encontrada nos supermercados apenas nessa época do ano, a ave é muito parecida com o peru, porém tem uma carne ainda mais tenra e suculenta. Para conseguir o máximo de sabor, deixe-o marinando durante 12 horas antes de colocá-lo no forno. Veja como fazer aqui.
Prato principal - Lombo assado com mel e maçãs
Versátil para todo tipo de ocasião, o lombo assado é mais uma ótima opção para a ceia de Natal. Leve e saborosa, a carne suína é rápida de fazer e combina muito bem com frutas como maçã e abacaxi. Na hora de assar, aproveite para incluir algumas batatinhas na assadeira do lombo. Assim, você já prepara o acompanhamento junto com a carne. Veja a receita aqui.
Prato principal - Paleta de cordeiro ao forno com batatas
As festas de fim de ano combinam com pratos mais elaborados, preparados com ingredientes especiais. Para agradar os aficionados por carne vermelha, experimente fazer esta receita de paleta de cordeiro ao forno com batatas, assinada pelo chef Jurandir Meirelles, do restaurante Zucco, de São Paulo. Veja como fazer aqui.
Prato principal - Peru de Natal à moda portuguesa
Perfeito para grandes ocasiões, o peru assado é o tipo de prato que consegue reunir toda a família em torno da mesa. Preparada de diversas maneiras, a ave combina com todo tipo de tempero e fica deliciosa quando é recheada com farofa ou frutas frescas. Veja como fazer aqui.
Prato principal - Bacalhau Gomes de Sá
Nem só na Páscoa o bacalhau faz sucesso. Apreciado também nas refeições natalinas, o peixe pode ser preparado conforme o gosto da família. Uma das receitas mais tradicionais, feita com batatas e ovo cozido, é ensinada aqui pelo português Nuno Codeço, ex-participante da terceira temporada do programa MasterChef Brasil. Veja como fazer.
Acompanhamento - Salpicão de frango
Ideal para épocas quentes, o salpicão de frango funciona perfeitamente como acompanhamento de aves assadas na ceia de Natal. Feito com os mais variados ingredientes, o prato fica mais leve se preparado com iogurte natural no lugar da maionese. Veja a receita aqui.
Acompanhamento - Arroz à grega
De preparo muito simples, o arroz à grega pode dar um toque festivo ao cardápio natalino. Cheia de cores, a receita mais comum deste prato leva cenoura, pimentões, ervilhas, passas e cheiro verde picadinho. Se quiser dar um toque a mais de sabor, acrescente um pouco de manteiga ao final do preparo. Veja como fazer aqui.
Acompanhamento - Farofa natalina
A farofa é um dos acompanhamentos mais democráticos da culinária brasileira. E o melhor: funciona muito bem no cardápio da ceia de Natal. Aproveitando a época das frutas secas, experimente fazer esta receita que leva uva passa junto com azeitonas e banana. Veja como preparar.
Acompanhamento - Mix de folhas verdes com frutas
Misturando sabores doces e salgados, esta salada de mix de folhas verdes com frutas pode ganhar diversas versões conformo o gosto da família. A ideia é usar ingredientes da estação, como manga, morango, abacaxi, figo, uvas e o que mais a imaginação mandar. E se quiser dar um toque natalino extra, acrescente noves trituradas. Veja a receita aqui.
Acompanhamento - Cuscuz marroquino
Cada vez mais popular no Brasil, o cuscuz marroquino pode ser um grande coringa na ceia de Natal. Rápido de fazer, ele funciona como ótimo acompanhamento de aves e carnes vermelhas e vai bem com todo tipo de frutas secas e castanhas. Experimente usar damascos, tâmaras, passas, nozes e amêndoas no preparo. Veja a receita aqui.
Acompanhamento - Salada de batata
Na ceia de Natal, a batata pode ser preparada de diversas maneiras: gratinada, assada no forno ou amassada como purê. Se quiser um cardápio mais fresco, a dica é preparar o legume em forma de salada com maionese, que cai muito bem com todas as carnes. Veja como fazer aqui.
Acompanhamento - Arroz aromático
Para variar no preparo do arroz de Natal, uma boa saída é fazer esta versão aromática com manjericão e vinho branco. Além de ficar com uma linda cor verde, o prato ainda tem um toque crocante por conta das castanhas-do-pará que complementam a receita. Veja como preparar aqui.
Sobremesa - Rabanada
Além de deliciosa, essa receita é econômica: todos os ingredientes são fáceis de encontrar. Para deixar a sobremesa mais saborosa, sirva com uma bola de sorvete de creme. Veja a receita aqui.
Sobremesa - Pudim de panetone e leite condensado
Que tal incrementar o típico pudim de leite com fatias de panetone? Além de deixar a sobremesa com a cara do Natal, você vai surpreender (e agradar) toda a família. Para os amantes de chocolate, vale substituir o panetone por chocotone. Veja a receita aqui.
Sobremesa - Chocotone
O bolo, que já virou tradição de Natal no Brasil, pode ser servido como sobremesa ou no lanche da tarde com um cafezinho. Se o doce for degustado depois do jantar, capriche ainda mais no recheio. Veja a receita aqui.