0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Estilista Sonia Rykiel morre aos 86 anos

A francesa ficou conhecida pelo seu trabalho com o tricô e suas criações em malhas listradas

Aos 86 anos, estilista morre vítima de mal de Parkinson.


A “rainha do tricô” Sonia Rykiel morreu na madrugada desta quinta-feira (25), em Paris. A morte da estilista de 86 anos foi confirmada pela família. "Minha mãe faleceu esta noite, em casa, às 5h da manhã, vítima do mal de Parkinson", declarou sua filha, Nathalie Rykiel à AFPEm 2012, a estilista revelou que sofria da doença há 15 anos. 

Filha de mãe russa e pai romeno, Sonia nasceu em 1930 e era a caçula de cinco irmãos. Ela abriu o seu ateliê em 1968, quando estava grávida. Na época, a estilista não encontrava roupas que considerasse confortáveis e viu na necessidade uma oportunidade de negócio, criando então a marca que leva seu nome. O sucesso foi imenso e teve como primeiras clientes estrelas como Brigitte Bardot e Audrey Hepburn.

Com um estilo irreverente, Sonia era famosa pelos desfiles com malhas listradas


Famosa pelos cabelos vermelhos, a estilista teve uma carreira marcante na  moda internacional e a ficou conhecida pelo seu trabalho com o tricô e suas criações em malhas listradas. Seus looks irreverentes para a época também seduziram mulheres como Catherine Deneuve, Jacqueline Onassis e Lauren Bacall. Em 1977 foi a primeira designer de moda a fazer uma coleção para a marca de venda por correspondência Les Trois Suisses. A estilista também escreveu livros e fez figurinos para o teatro. 

Em 2009, Sonia, que já desenhou para marcas como H&M, foi premiada pela "The Order of Légion d'Honneur" em reconhecimento pelos 40 anos de serviço na indústria da moda francesa. Nos últimos anos, a designer de moda se afastou aos poucos de sua marca. A empresa chegou a ser presidida por sua filha, até que foi comprada pelo grupo First Heritage Brands, de Hong Kong. A coleção Outono-Inverno da casa Rykiel permanece disponível no site da marca.

Copyright foto: LORENVU/SIPA e HOUNSFIELD/SIPA

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Estilista Sonia Rykiel morre aos 86 anos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo