Conheça a valeriana, a planta que combate a ansiedade

Seja em cápsulas ou em chá, planta também é indicada para tratar o estresse, epilepsia, histeria e até vícios, como o tabagismo e transtornos alimentares

Saiba mais sobre a valeriana.


A valeriana é uma planta usada há mais de 200 anos na Europa para combater a insônia ou outros problemas relacionados ao sono. Com o nome originado do latim valere (ter saúde), é uma das únicas plantas medicinais com o poder sonífero comprovado por vários estudos, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pelos seus benefícios contra a ansiedade.

Segundo Carolina Favaron, nutricionista da Natue, a valeriana possui efeitos ansiolíticos e sedativos. Seu consumo também é indicado para tratar o estresse, epilepsia, incômodos cardíacos originados por nervosismo, câimbras, histeria, complicações com a menopausa e pode ser útil para quem está tentando se livrar de algum vício, como o tabagismo ou transtornos alimentares causados pela ansiedade.

Como consumir a valeriana

O princípio ativo da valeriana se concentra nas raízes. Trituradas, elas viram extrato para fazer remédios em laboratórios ou cápsulas nas farmácias de manipulação. Mas a planta também pode ser utilizada através de infusão, de tintura para passar no corpo e da decocção da raiz (mais forte do que o chá).

A nutricionista sugere uma xícara de chá de uma a três vezes ao dia é suficiente para adquirir os seus benefícios. Já as cápsulas podem ser tomadas duas vezes por dia, antes de dormir ou antes das principais refeições.

O uso da valeriana pode ter alguns efeitos colaterais, tais como tontura, indisposição gastrintestinal, alergias de contato, dor de cabeça e midríase (dilatação da pupila). É necessário ter atenção com o tempo de uso da planta, pois, em períodos prolongados, pode causar quadros de cefaleias, sono, cansaço, insônia, midríase e desordens cardíacas. 

O consumo da planta também tem contraindicações, explica Carolina, se administrada com outros sedativos do sistema nervoso central. Além disso, é igualmente contraindicada na gravidez, no aleitamento e em crianças com idade inferior a 3 anos. 

Por fim, a nutricionista alerta que a venda da valeriana em cápsulas e comprimidos ocorre somente sob prescrição médica. “Porém, suas raízes utilizadas para preparações de chás são facilmente encontradas para venda”, finaliza a especialista.

Como preparar o chá


Embora o chá tenha cheiro forte e sabor não muito agradável, seus benefícios para a saúde, como já foram citados, são inúmeros. Confira a melhor forma de prepará-lo em casa:
  1. Aqueça a água até formar as primeiras bolhas, mas não deixe ferver;
  2. Desligue o fogo e acrescentar uma colher de chá das raízes e do caule de valeriana. Deixe m infusão, tampada, por cinco minutos e coar;
  3. Tom uma xícara dessa infusão de uma a três vezes ao dia.
Copyright foto: iStock
Veja também
Este documento, intitulado 'Conheça a valeriana, a planta que combate a ansiedade', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.