1
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Produto da Estação: 11 receitas práticas com mandioquinha

Aproveite a boa safra do legume para economizar na cozinha e saborear pratos deliciosos que se encaixam em todas as ocasiões

Confira 10 receitas práticas e deliciosas com mandioquinha para incluir já no cardápio.


Também conhecida como batata-baroa e batata-salsa, a mandioquinha é um dos ingredientes mais tradicionais da culinária brasileira. Rica em fibras e antioxidantes, ela é uma ótima substituta da batata em diversas receitas do dia a dia e pode ser encontrada em qualquer região do Brasil.

Além de colorir os pratos, o tubérculo dá um toque todo especial na comida com seu perfume inconfundível. Seja assada, frita ou cozida, a mandioquinha é fácil de preparar e serve como acompanhamento ou até mesmo como estrela principal de uma boa refeição.

Julho é o período de plena safra do legume, sendo possível encontrá-lo no mercado a preços muito mais em conta e com uma qualidade melhor. Portanto, confira 11 receitas práticas para aproveitar a época da mandioquinha e enriquecer o cardápio diário.

Copyright foto: Cozinha Nestlé / Bruno Geraldi

Sopa creme de mandioquinha

Sopa creme de mandioquinha combina com o inverno. Veja como fazer.


Boa pedida no inverno, a tradicional sopa creme de mandioquinha é daqueles pratos que perfumam a casa durante o preparo. Fácil de fazer, ela pode ganhar alguns complementos ao gosto do cliente, como croutons crocantes e até queijo parmesão ralado. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Purê de mandioquinha

Substituta o purê de batatas pelo purê de mandioquinha para uma refeição mais nutritiva e saborosa.


Que tal substituir o rotineiro purê de batatas pelo delicioso purê de mandioquinha? Além de nutritivo, ele é um ótimo acompanhamento para carnes de sabor mais intenso ou ensopados com molhos suculentos. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Pão integral de mandioquinha

Deixe o pão de forma de lado e faça em casa este pão integral de mandioquinha.


Com farinha de trigo integral e aveia, este pão de mandioquinha é uma ótima opção para um lanche da tarde diferente e saudável. Se tiver crianças em casa, prepare o pão em forminhas individuais e sirva com requeijão cremoso. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Cozinha Nestlé / Bruno Geraldi

Torta de mandioquinha com calabresa

Yes, nós temos torta de mandioquinha com calabresa!


Sim, é possível preparar uma torta de mandioquinha. Nesta versão com calabresa, o ideal é deixar o legume al dente durante o cozimento para que ele fique levemente crocante no meio da torta. Delícia garantida! Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Nhoque de mandioquinha ao molho pesto

Nhoque de mandioquinha fica uma delícia com molho pesto caseiro.


Bastante popular no Brasil, o nhoque feito com massa de mandioquinha é uma ótima alternativa ao tradicional nhoque de batata. Delicioso, ele pode ser servido como acompanhamento ou prato principal. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Cozinha Nestlé / Bruno Geraldi

Picadinho de mignon com chips de mandioquinha

Receita de chef: prepare em casa o picadinho de mignon com chips de mandioquinha.


Criada pelo chef Fábio Vieira, do restaurante Micaela, de São Paulo, esta receita de picadinho com chips de mandioquinha é fácil de fazer em casa. Vale acrescentar uma farofinha na hora de servir. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Gladstone Campos

Gratin de batatas, ervas e especiarias

Gratin de batatas com mandioquinha é boa pedida de acompanhamento de carnes variadas.


Perfeito acompanhamento para carnes variadas, o gratin ganha um toque todo especial ao se acrescentar mandioquinha no meio de suas camadas. Se preferir, troque toda a batata pelo tubérculo amarelinho e faça um gratinado diferente. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Cozinha Nestlé / Iara Venanzi

Caldo verde de mandioquinha com carne

Mais leve que a versão tradicional, este caldo verde de mandioquinha vale por uma refeição completa.


Que tal provar uma versão light do famoso caldo verde? Com mandioquinha e carne bovina magra, esta sopa vale por uma refeição completa, sem o peso do consumo excessivo de gorduras e carboidratos. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Escondidinho de camarão e alho-poró

Para fazer um charme na cozinha, sirva o escondidinho de camarção em porções individuais.


Quer impressionar na cozinha? Então, prepare este escondidinho de camarão e alho-poró com base de mandioquinha. Leve e delicado, ele pode ser servido em porções individuais, dentro de charmosos ramequins. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Cozinha Nestlé / Iara Venanzi

Salada de maionese, mandioquinha e sardinha

Mandioquinha também combina com salada.


E quem disse que só se come mandioquinha em pratos quentes? Nesta maionese, o tubérculo compõe uma opção de salada completa junto com a sardinha e outros ingredientes frescos. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação / Coqueiro

Panqueca recheada de purê de mandioquinha e atum

Que tal preparar um delicioso aperitivo com mandioquinha? Veja como fazer.


Além de compor os pratos de uma refeição, a mandioquinha também pode funcionar bem como um delicioso aperitivo, a exemplo desta panqueca recheada com atum. A massa é fácil de fazer e a apresentação fica linda. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação / Gomes da Costa
Este documento, intitulado 'Produto da Estação: 11 receitas práticas com mandioquinha', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.