0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Saiba como manter a forma no inverno

Veja dicas de especialistas para não deixar o frio atrapalhar a boa forma

Inverno em forma exige cuidados no consumo calórico e continuidade de atividades físicas regulares.


Para manter a saúde e chegar em forma ao verão, só não é permitido desanimar e nem deixar a preguiça tomar conta. A prática de atividade física no inverno é importante e a boa notícia para quem quer emagrecer é que as funções metabólicas costumam aumentar quando as temperaturas caem, acelerando a queima calórica.

O ideal para o clima frio é fazer exercícios em ambiente fechado, mais protegido das baixas temperaturas. Mas isso não quer dizer que não se possa optar pelos treinos ao ar livre. Apostando em roupas tecnológicas para aquecer o corpo, e numa dieta leve, à base de sopas e caldos, a boa forma e saúde estão garantidas no inverno.

“Escolher os horários menos frios do dia, caprichar no agasalho para se proteger e hidratar-se antes, durante e depois do treino são medidas imprescindíveis. Também deve-se alongar no final. Depois do treino um banho quente para se aquecer e um bom caldo quente para repor as energias”, indica a personal trainer Iva Bittencourt.

O exagero de comida no inverno

Apesar do clima favorável à queima calórica, muitas vezes as pessoas perdem a linha justamente por aumentarem a quantidade de alimentos ingeridos. O grande perigo de perder a boa forma no inverno está em tentações como massas e bebidas, como vinho.

“O corpo até precisa de uma quantidade extra de calorias para manter a temperatura corporal estabilizada durante o inverno. Mas isso não justifica comer demais. As pessoas exageram na ingestão de calorias no tempo frio”, alerta a nutricionista Paula Castilho, do Sabor Integral Consultoria em Nutrição.


Dicas práticas para a boa forma no inverno

Seguindo alguns hábitos, não muito diferentes dos recomendados em outras estações, é possível passar pelo invernos sem grandes prejuízos para a boa forma. Veja algumas dicas de especialistas a seguir:

  • Reduza a ingestão de carboidratos durante o dia e evite-os a noite;
  • Deixe o vinho apenas para ocasiões especiais ou fim de semana. Consuma uma taça;
  • Evite molhos, cremes, bolos, queijos e comidas pesadas e gordurosas;
  • Aproveite o clima frio e faça caldos e sopas de legumes e carnes magras;
  • Invista em aulas animadas nas quais você não para, como os exercícios funcionais;
  • Que tal um lanchinho quente e natural? Cozinhe uma maça com canela e adoçante e coma com um iogurte desnatado.
  • Esta no trabalho bateu a fome peça um café com leite desnatado bem quente e uma fatia de queijo branco com presunto;
  • Omelete é  pratico e versátil e pode ser encontrado em todos restaurantes. Rica fonte de proteína, é uma boa maneira de disfarçar os vegetais para quem não gosta e nem costuma comer legumes. Coma com uma fatia de pão integral  torrado e um chá, fica ótimo almoço, ou lanche;
  • Não descuide da hidratação no inverno. Aproveite para investir nos chás e não deixe de beber água.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Saiba como manter a forma no inverno', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo