0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Saiba quais são as vantagens e desvantagens de treinar em cada período do dia

Independente do horário da atividade física, alimentação balanceada é fundamental, alerta especialista 

Conheça as vantagens e desvantagens de malhar de acordo com o período do dia.


Não é de hoje que incluir a atividade física no dia a dia tornou-se indispensável. Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde, é importante realizar no mínimo 150 minutos de exercícios aeróbicos (moderados) por semana para prevenir diversas doenças e melhorar as funções cardiorrespiratórias. Contudo, com a agenda apertada, muita gente se pergunta: qual é o melhor horário para treinar?

Para responder a essa pergunta, contamos com a ajuda do educador físico Lui Pessoa, coordenador da Power Cycle, centro de treinamento com foco no ciclismo indoor. Segundo ele, não existe um horário ideal para praticar esportes ou fazer exercícios físicos. “O melhor horário do dia para treinar sempre vai ser aquele que você tem maior disponibilidade.”

Contudo, cada horário traz vantagens e desvantagens, com as quais é preciso saber lidar para obter melhores resultados nos treinos e também para não prejudicar a saúde. Falando nela, o preparador relembra que a alimentação também é fundamental para quem pratica qualquer tipo de atividade física, independente do horário. Por isso, “é importante consultar um nutricionista para alinhar os objetivos de cada um”. 

Vantagens x Desvantagens

Confira abaixo as dicas de Lui Pessoa sobre as vantagens e desvantagens de treinar em cada período do dia:

Manhã

Vantagem: O treino feito pela manhã pode ser um ótimo aliado para despertá-la e deixá-la bem disposta e humorada para um longo dia de trabalho.

Desvantagem: Para treinar de manhã, é preciso colocar o despertador para tocar cedo, além de reservar um tempo maior para fazer uma alimentação adequada.

Tarde

Vantagem: Quem faz exercícios no final da tarde pode conseguir fazer um treino mais forte, devido a fatores fisiológicos, como a temperatura do corpo e fatores metabólicos, que podem intensificar a potência física na parte final do dia.

Desvantagem: Em alguns dias e locais específicos, uma grande desvantagem pode ser o calor ou a baixa umidade do ar, que pode levá-la a interromper o treino.

Noite

Vantagem: A prática de atividade física no período noturno é vantajosa principalmente se for ao ar livre, pois os efeitos do calor não são muito intensos, podendo se manter por mais tempo em atividade e ter um gasto calórico maior.

Desvantagem: Fazer exercícios é parte das receitas médicas contra insônia, mas o efeito pode ser justamente contrário. Caso a pessoa pratique esportes pouco antes de ir para a cama, é possível que a atividade física contribua para a liberação de uma grande quantidade de endorfina, o que gera euforia, impossibilitando-a de pegar no sono mais facilmente. 

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Saiba quais são as vantagens e desvantagens de treinar em cada período do dia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo