0
Obrigado

Os benefícios do vinho para a saúde

Além do prazer proporcionado pelo sabor para quem gosta da bebida, o vinho pode ajudar a prevenir diversas doenças. Entre elas o câncer

O vinho pode ajudar a evitar doenças e aumentar a longevidade.


Por se tratar de uma bebida milenar, produzida sob o mesmo processo natural desde a era antiga, não é difícil de acreditar que o vinho seja realmente muito bom para a saúde. Diversos estudos apontam para o fato de que, quando consumido com moderação – e regularmente – a bebida pode ajudar muito na prevenção e tratamento de diversas doenças, além de estar ligado à longevidade.

Apesar disso, muitas pessoas se perguntam como uma bebida alcoólica – comumente apontada como a causa de doenças – pode trazer benefícios à saúde. O próprio cientista Louis Pasteur afirmou, há mais de 100 anos, que o vinho é a mais saudável e higiênica das bebidas, destacando que “consumo moderado de vinho traz uma longevidade extra”.

"Quando consumido de forma moderada, o vinho pode trazer inúmeros benefícios para a saúde humana, sendo constantemente associado por estudos científicos ao bem-viver e à longevidade", destaca Augusto Martins, especialista em vinhos.

Os benefícios do vinho para a saúde

Conheça a seguir outros benefícios do vinho para a saúde, que vão surpreender você.

- Previne contra o câncer. De acordo com um estudo da revista Câncer Research, uma substância chamada trans-Resveratrol – muito presente nos vinhos – é conhecida por suas "propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas", além de controlar as atividades de uma proteína que é capaz de ativar ou desativar certos genes no interior de um núcleo celular. 

 - Eleva o colesterol bom (HDL). Além de diminuir a agregação das plaquetas, o que contribui significativamente para a proteção de todo o aparelho cardiovascular, evitando problemas cardíacos.

 - Fonte de substâncias antioxidantes. Entre os inúmeros benefícios do vinho para a saúde, encontra-se a prevenção do fechamento das artérias, evitando as coagulações internas do sangue.

 - Auxilia na digestão. Graças ao efeito do álcool em conjunto com os compostos fenólicos do vinho. Eles ajudam a conter os efeitos adversos que as comidas gordurosas causam no aparelho digestivo.

Tudo tem limite

Um alerta dos especialistas é referente à quantidade ingerida diariamente. Como diz um ditado antigo, “a diferença entre o remédio e o veneno é apenas a dose”. Os  estudos relacionados aos benefícios do vinho apontam que apenas uma taça de vinho por dia (aproximadamente 100ml) já é o suficiente para que a pessoa possa usufruir dos benefícios da bebida, sem preocupações.

Assim como acontece com toda a alimentação, o vinho também ajuda a prevenir e não a curar doenças, não sendo capaz de substituir qualquer medicamento indicado por um médico especialista. 

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Os benefícios do vinho para a saúde', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.