6
Obrigado

Dicas práticas de como desentupir o nariz

Saiba aliviar os sintomas de obstrução das vias respiratórias. Com medidas simples é possível aliviar o incômodo e desentupir o nariz

Dicas de como desentupir o nariz de forma natural incluem inalação com essências.


As causas da obstrução das vias respiratórias são diversas, variam desde resfriados que viram sinusite, até infecções por vírus ou bactérias. Mas os sintomas, como a sensação de que não se consegue respirar, são sempre muito desconfortáveis. Aprender medidas caseiras de como desentupir o nariz é uma boa saída para aliviar o incômodo, sem contraindicação.
 
Na maior parte das vezes, os problemas de nariz acabam por se resolver sozinhos. Apesar de, em certos casos, serem receitados antibióticos para acelerar a cura de infecções causadas por bactérias, a maioria dos médicos costuma recomendar apenas repouso e utilização de remédios caseiros para descongestionar o nariz.
 
Inalações, óleo de cânfora, vaporização nasal ou uso de soro fisiológico são alguns dos exemplos de medidas menos agressivas para tratar da congestão nasal. Segundo o Dicionário de Medicina Natural (Editora Readr’s Digest), uma das essências mais apropriadas para desentupir o nariz é o eucalipto.

 
Inalação para desentupir o nariz

A expectoração nasal é facilitada através de inalações de vapor de água, acrescido de óleos essenciais. Além do eucalipto, óleos de cipreste, limão ou hortelã são excelentes para ajudar a livra-se do muco que entope as vias respiratórias.

Para fazer as inalações expectorantes, siga os seguintes passos:

  • Separe um recipiente (que pode ser desde uma xícara de chá até uma pequena bacia);
  • Coloque o óleo essencial ou as ervas medicinais;
  • Coloque a água fervente;
  • Enrole o recipiente com papel toalha, lenço de pano ou uma toalha para direcionar a fumaça, ou então cubra sua cabeça e o recipiente com um pano;
  • Respire a fumaça aromatizada.
 
Nesse método de como desentupir o nariz é preciso ter cuidado para não queimar as vias respiratórias. Por isso, o indicado é começar a  respirar de longe e só depois se aproximar mais da fumaça. Pessoas que sofrem de asma não devem fazer inalações.
 

Outras medidas para desentupir o nariz

Outro procedimento indicado para quem não sabe como desentupir o nariz é usar gotas de soro fisiológico. Pingue cinco gotas em cada orifício nasal, com a cabeça em posição para trás. 

Prenda a respiração por alguns segundos, ainda com a cabeça na mesma posição. Faça isso de frente para pia e, ao baixar a cabeça, o muco será solto e o nariz estará menos congestionado.
 
Enquanto a inalação expectora e o soro fisiológico funciona como um adstringente, há ainda um chá que os adeptos da medicina natural chamam de ‘chá milagroso’ - e que não pode faltar nas dicas de como desentupir o nariz. 

Trata-se do chá de raiz de lótus, encontrado em lojas herboristas ou casas de produtos naturais. A bebida deve ser ingerida pela manhã, tarde e noite, uma xícara por dose. O efeito descongestionante costuma ser rápido, por isso recomenda-se manter lenços de papel por perto.
 
Copyrigh foto: iStock
Este documento, intitulado 'Dicas práticas de como desentupir o nariz', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.