Lubrificantes íntimos na hora do sexo: saiba como usar
Entenda quais são os tipos de lubrificantes íntimos e como usá-los para prolongar o prazer
Na hora do sexo, muitas vezes a mulher tem desejo mas não está suficientemente excitada. Nestes casos, o uso de lubrificantes íntimos pode ser a solução. Diferente dos homens, que apresentam uma excitação evidente, em forma de ereção, a excitação feminina acontece de forma discreta, através da lubrificação vaginal.
Enquanto em alguns casos as mulheres têm lubrificação intensa, a ponto de ser considerada uma ejaculação feminina, há momentos em que a vagina não produz a umidade suficiente para tornar prazerosa a penetração.
“Os lubrificantes íntimos devem ser usados no sexo vaginal sempre que a mulher se sentir ressecada, para evitar dor, ou na prática do sexo anal”, orienta a médica ginecologista Cristina Carneiro.
Lubrificante íntimo mais indicado
Os três tipos de lubrificantes íntimos mais comuns são:
- lubrificantes à base de água;
- lubrificantes à base de silicone;
- lubrificantes à óleo ou petróleo.
Muitas pessoas acreditam que usar o produto pode causar alergias ou alterações na flora vaginal. Os ginecologistas não confirmam estas afirmações, embora seja preciso ter cuidado quando o homem ou a mulher tem alguma alergia a um dos componentes do produto.
Os lubrificantes à base água são menos densos e podem ter efeito menos duradouro durante a fricção do pênis. Já aqueles à base de silicone e de óleo ou petróleo são mais espessos e duradouros. Porém, o primeiro é mais propenso a causar alergias, enquanto o segundo não é recomendável por reagir ao látex, material do qual é feito a camisinha, facilitando a ruptura do preservativo.
“O lubrificante íntimo deve sempre ser à base de água. Primeiro por ser menos irritante. Depois, porque não interferem no látex dos preservativos”, explica a Dra. Cristina Carneiro. A grande vantagem deste tipo de lubrificante é o fato dele ser hipoalergênico (não provocar alergia).
Lubrificante íntimo nas preliminares
Outro mito que precisa ser contestado é o de que que a mulher que usa o produto tem libido baixa ou problemas de frigidez. Isso não é verdade. Os lubrificantes íntimos são benéficos para prolongar o prazer sexual, gerando mais conforto quando o organismo está cansado, mas o desejo ainda persiste.
O ideal é ter sempre à cabeceira da cama um à base de água. Eles podem ser usados durante as preliminares ou em brincadeiras sexuais com os chamados 'brinquedinhos' sexuais, como vibradores.
O uso desse produto pode ser incorporados e adaptado à rotina sexual de cada casal, da maneira mais adequada ao prazer.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Lubrificantes íntimos na hora do sexo: saiba como usar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.