2
Obrigado

Reconquistar um amor: é possível recomeçar uma relação que terminou?

Os erros e acertos de quem está disposto a recomeçar uma história de amor com quem já tinha virado ‘ex’

Reconquistar um amor é possível, mas é preciso ter certeza que vale a pena.


Quando um relacionamento amoroso termina, nem sempre é de comum acordo. Não importa se o motivo foi traição ou mesmo ciúme excessivo. Um das partes sempre ficará com uma maior sensação de perda, sentindo-se abandonada. Apesar dos incentivos de amigos e terapeutas, nem sempre é fácil olhar para frente e imaginar a vida sem a pessoa que acabou de ir embora.  Reconquistar o ex passa a ser uma ideia fixa, mas será que isso pode dar certo?

De acordo com a psicóloga Isabela Rosa, reconquistar o ex é possível, desde que se faça um exercício de aprendizado prévio após a ruptura, na tentativa de entender quais foram os motivos do afastamento. “É possível a volta encontrando uma nova dinâmica para a vida do casal. Identificar o porquê aquele relacionamento parou de funcionar é fundamental”, orienta a psicóloga.

'Quarentena' antes de reconquistar o ex

Um dos erros mais comuns de quem pretende reconquistar um amor é não deixá-lo em paz até conseguir convencê-lo de que o término foi um erro. De acordo com especialistas em relacionamento, quem saiu da relação, mesmo quem decidiu pelo fim, está machucado e sofrendo e a última coisa que gostaria naquele momento é de se confrontar com  a causa daquela dor.

Segundo o coaching de relacionamento Pedro Henrique, 20 dias é o período médio que uma pessoa leva para superar e esquecer uma experiência traumática. Henrique é autor de um livro eletrônico chamado A Fórmula da Reconquista, um texto de  autoajuda direcionado às mulheres que querem voltar para o ex. 

Para Henrique, após o término da relação, é preciso fazer o que ele chama de ‘quarentena’. Não enviar mensagens de texto por celular, não ligar e evitar encontrar o parceiro que terminou a relação é fundamental ao sucesso de quem pretende reconquistar o ex.

“A mulher precisa mostrar para o ex  que sabe aproveitar esse tempo sozinha e deixar claro que, não importa onde ele esteja, a vida segue com hobbies, amigos e aspirações, que têm precedência sobre ele”, diz Henrique.

Neste período de afastamento o ideal é praticar esportes, estudar, se dedicar mais ao trabalho. O importante é usar esse tempo para a reflexão. Para reconquistar um amor com eficácia, convém estar segura de si mesma e não enxergar o relacionamento como a solução de todos os problemas.

Primeiro é preciso apreciar a própria vida, aprender a ser feliz sozinho para entrar no relacionamento a dois sem tantas carências e com mais preparado. Respeitar o período de afastamento, aliás, pode até mostrar que reconquistar o ex não é mais a melhor ideia.

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Reconquistar um amor: é possível recomeçar uma relação que terminou?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.