Caipirinha perfeita: conselhos de um chef para não errar
Conheça os segredos de um Chef para fazer uma Caipirinha perfeita e aproveite o verão com o drink mais querido do país
Se existe uma bebida que pode ser considerada como um dos símbolos do Brasil é a Caipirinha, que é a mais lembrada sempre que se fala do nosso país pelo mundo. Mas não é por menos, pois além de ser deliciosa e refrescante – o que é ideal para um país de temperaturas mais altas como o nosso – ela leva ingredientes bem simples e é de fácil preparação.
Apesar de ser considerada muito fácil de fazer, por utilizar apenas 4 ingredientes e exigir apenas que estes sejam bem misturados, muita gente acaba errando e não atingindo ao sabor esperado para a bebida. Para evitar decepção na hora de saborear a bebida, A Revista da Mulher pediu ao Chef Jorge Costa para que explicasse quais são os grandes segredos para fazer a Caipirinha perfeita.
Conselhos de um Chef para a caipirinha perfeita
Jorge Costa afirma que para fazer uma boa Caipirinha existem dois grandes segredos: o primeiro é o equilíbrio entre os ingredientes, enquanto o segundo é a qualidade dos produtos. “Uma boa cachaça é imprescindível. Essa história de que qualquer cachaça dá uma boa caipirinha não é verdadeira”, destaca.
O Chef lembra ainda que alguns detalhes durante a preparação também fazem toda diferença. “Ao cortar o limão é preciso retirar aquela película branca que fica dentro, para que ela não fique amargando depois”, afirma.
Ele ressalta também que o tipo de limão pode mudar o sabor da bebida, bem como a quantidade que deverá ser colocada. “Se você for fazer uma ‘caipi-lima’, por exemplo, pode colocar maior quantidade de lima, pois ela é mais suave. O mesmo acontece com o limão siciliano, que é mais adocicado que o normal. Já no caso do limão galego, que encontramos com maior facilidade, ele possui uma acidez diferente e é preciso ter atenção”, conclui.
O Chef aproveitou para nos dar uma receita deliciosa de caipirinha, que é muito fácil de fazer e certamente vai agradar a todos. Aproveite!
Receita de caipirinha sugerida pelo Chef
Ingredientes:
- Meio limão Taiti
- 50ml de cachaça boa
- Uma colher (de sopa) de açúcar cristal
- Gelo
Modo de preparação
Pegue a metade do limão, corte em pequenos pedaços retirando a película branca entre os gomos, e coloque-os no fundo do copo. Acrescente o açúcar cristal. Soque bem os dois ingredientes utilizando uma ‘mão de pilão’. Coloque em seguida 4 pedras de gelo e 50ml de cachaça, misture bem e está pronta a sua caipirinha.
“Se preferir é possível socar o limão com o açúcar em uma coqueteleira, para depois de acrescentar os demais ingredientes você possa bater melhor a caipirinha. Isso deixa a bebida mais refrescante e mais leve, pois o açúcar ficará mais misturado e a temperatura será a ideal desde o primeiro gole”.
Copyright foto: iStock
Veja também
- Caipirinha perfeita: conselhos de um chef para não errar
- Ceia de Natal: conselhos de um chef para um momento inesquecível - Dicas - Gastronomia
- Risoto perfeito: chef ensina os truques para não errar no preparo do prato - Dicas - Gastronomia
- Conselhos para uma depilação perfeita - Dicas - Corpo e pele
- 10 conselhos de nossas leitoras casadas para uma festa de casamento perfeita - Dicas - Casamento
- Adeus flacidez: conselhos para um rosto firme e bem desenhado - Dicas - Artigo
Este documento, intitulado 'Caipirinha perfeita: conselhos de um chef para não errar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.