Plástica no nariz: conheça as orientações médicas para quem quer fazer a rinoplastia
Médicos orientam sobre os cuidados no pré e pós-operatório e enumeram os mitos sobre a rinoplastia
O nariz ocupa a região central da face e é considerado um dos principais pilares da beleza. Mas nem todo mundo está satisfeito com o formato desse importante órgão do corpo humano. Por isso, as plásticas faciais têm se tornado frequentes nas clínicas de cirurgia plástica.
Segundo Eduardo Porto Leite, cirurgião plástico, a cirurgia do nariz, conhecida como rinoplastia, tem a proposta de remodelar e adequar imperfeições e desproporções do nariz.
Contudo, a cirurgia não atende apenas questões estéticas. Ela pode ser a salvação de quem sofre com dificuldades respiratórias por desvio do septo ou o aumento das carnes esponjosas, por exemplo. Também é indicada como reparadora nos casos de deformidades e sequelas provenientes da retirada de tumores, acidentes com traumatismos locais e queimaduras.
Cuidados no pré e pós-operatório
Antes de decidir realizar a cirurgia, o primeiro passo é encontrar um profissional qualificado, de preferência membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Em seguida, é importante conversar com o especialista para decidir o melhor tipo de cirurgia, as possibilidades reais de resultado, as medicações que devem ser suspensas, etc. Além disso, o paciente deve realizar exames indispensáveis, como de sangue e urina.
Já no pós-operatório, o Dr. Rogério Matoso, cirurgião plástico e diretor clínico da Clínica Diamond (BH), explica que os pacientes são orientados a usar as medicações receitadas, como antibiótico e analgésicos, comunicar anormalidades ao médico, manter um repouso relativo nos primeiros dias, manter hábitos alimentares saudáveis, evitando-se sólidos.
Além disso, o paciente deve evitar exposição solar direta sobre as áreas cicatriciais por pelo menos 60 dias e ser delicado nos cuidados da face e cabelos para não traumatizar o nariz. “É natural a pessoa estar sentindo-se tão bem a ponto de esquecer que fez a cirurgia. Porém, essa euforia pode levar a exageros e causar transtornos no resultado final. Por isso, todo o cuidado no período inicial é fundamental”, destaca Eduardo Leite.
No mesmo dia da cirurgia, o paciente já recebe alta. Marcelo Daher, cirurgião plástico e diretor da Centroplástica da Interclínica do Rio de Janeiro, explica que após a rinoplastia, o paciente utiliza um curativo de plástico moldável durante 6 a 10 dias, e em 90% dos casos é preciso colocar um tampão nas narinas por 12 a 36 horas. Nesse caso, explica que “o paciente precisa estar avisado com antecedência, e se tiver fobia deve treinar antes, fechando as narinas com os dedos quando estiver em casa, antes da cirurgia.”
Também não é qualquer paciente que pode realizar a cirurgia. Adolescentes que não atingiram o completo desenvolvimento da face, (normalmente menores de 16 anos), pacientes que tenham doenças clínicas graves não controladas ou tomam medicações específicas (anticoagulantes, entre outros) estão fora da lista.
Mitos sobre a rinoplastia
Muito se fala sobre a cirurgia plástica no nariz, mas nem tudo é verdade. Confira alguns mitos recorrentes sobre a rinoplastia:
Após a cirurgia o paciente sente muita dor
O medo da cirurgia e do pós-operatório é um dos fatores que mais afasta pacientes dos consultórios. Eduardo explica que, ao contrário do que imaginam, a cirurgia do nariz não é dolorida. “A maioria das pacientes falam: ‘Doutor, e eu que pensava que ia doer no pós-operatório!’. Diferente da lipoaspiração, a rinoplastia não causa dores. O que pode ocorrer é um desconforto devido a obstrução inicial do nariz, que dura apenas na primeira semana.”
A rinoplastia é uma cirurgia agressiva
Segundo Rogério Matoso, em geral, a rinoplastia não é agressiva. “Ela só é em casos de cirurgias reparadoras ou de retirada de tumores, uma vez que o objetivo da cirurgia é curar o paciente de um câncer.”
Os resultados aparecem logo depois da cirurgia
O processo de recuperação e o resultado final não são tão rápido quanto a maioria das pessoas acredita. “O resultado estético já é visto no primeiros meses, mas de modo geral, o resultado completo ocorre dentro de 6 a 12 meses”, explica o cirurgião Eduardo Porto Leite.
Copyrigh foto: iStock
Este documento, intitulado 'Plástica no nariz: conheça as orientações médicas para quem quer fazer a rinoplastia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.