Acabe com o mau cheiro nas axilas
Entenda as causas do odor desagradável das axilas e saiba como eliminar o cheiro ruim debaixo dos braços
Um dos piores pesadelos em dias mais quentes é o excesso de suor na região das axilas e o consequente mau cheiro que se instala debaixo dos braços, popularmente chamado de 'cecê'. No verão, a preocupação só aumenta e nem sempre a escolha do desodorante certo é suficiente para eliminar o problema.
Causado pela proliferação de bactérias que adoram o 'ambiente' úmido pelo excesso de suor, o odor desagradável nas axilas pode perturbar todos os aspectos da vida social.
Para evitar esse incômodo, existem algumas maneiras de cuidar da região das axilas, que vão desde produtos farmacológicos e cosméticos, até alimentação e procedimentos naturais.
Muito suor e mau cheiro nas exilas
Uma das principais causas do mau cheiro nas axilas é mesmo o excesso de suor. A sudorese excessiva pode ocorrer quando as glândulas sudoríparas estão funcionando em excesso.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, há ainda a possibilidade de o mau cheiro nas axilas ser causado por problemas de ordem emocional, como estresse e ansiedade. Esses fatores podem levar a suores acima do normal.
Veja dicas para evitar o mau cheiro das axilas
- Tome banho. Parece óbvio, mas sabonete e água antes do desodorante é o básico para evitar o mau odor das axilas;
- Acalme-se. Observe se há aumento de suor na região abaixo dos braços quando o emocional desequilibra;
- Antitranspirante. Desodorantes ou produtos antitranspirantes para as axilas ainda são as melhores maneiras de se combater o excesso de suor e mau cheiro. Há mitos a respeito destes cosméticos. Converse com o dermatologista e use com segurança;
- Toxina botulínica. Injetar o chamado 'botox' nas axilas tem se mostrado um tratamento eficaz contra o excesso de suor na região. O procedimento exige acompanhamento de um dermatologista;
- Alimentação. Especialistas em medicina Ayurvédica e natural recomendam aumentar o consumo de folhas verde-escuras (como couve, agrião, espinafre e rúcula) parar evitar o cheiro ruim nas axilas. A quantidade de clorofila e zinco destes alimentos ajuda a combater as bactérias causadoras do mau cheiro nas axilas;
- Evite roupas sintéticas. As fibras naturais são melhores para arejar a região da pele, que já fica normalmente escondida, e ajudam a evitar o mau odor nas axilas;
- Desodorante caseiro. Misturar água e bicarbonato de sódio e passar com gaze ou toalha limpa nas axilas é um excelente desodorante natural.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Acabe com o mau cheiro nas axilas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.