1
Obrigado

Zumba pode ajudar a perder até mil calorias em uma hora

A dança fitness reúne coreografias e exercícios aeróbicos que contribuem para manter a saúde em dia

A Zumba traz movimentos de dança que viraram uma verdadeira febre mundial.


A Zumba Fitness, criada em 2001 pelo colombiano Beto Perez, mistura movimentos de dança de diversos ritmos como salsa, merengue, hip-hop, pop, cumbia e reggaeton, promovendo a prática de um exercício físico com muita diversão. Com aulas dinâmicas e animadas, este programa global propõe a manutenção da saúde de uma forma fácil de aprender.

Com diversos ritmos, uma aula de Zumba mistura passos rápidos e lentos para mulheres (e homens) de todas as idades. Esta atividade se diferencia de outros exercícios aeróbicos porque a mescla de movimentos provoca uma oscilação cardíaca que faz com que o praticante experimente vários níveis de intensidade sem pausa. 

Benefícios para o corpo e mente

Com a frequência nos treinos, os músculos dos braços, pernas e abdômen ganham tônus, e o condicionamento físico, assim como a coordenação motora e o equilíbrio, melhoram visivelmente. 

“Há uma série de benefícios, mentalmente e fisicamente falando. Você fica mais saudável, entra em forma, dorme melhor e ainda controla o colesterol”, diz Beto Perez, o fundador deste movimento global de dança fitness. “A Zumba tem muitas histórias de pessoas que mudaram de vida. A dança faz você se sentir parte de um mundo mais feliz e mais positivo”, acrescenta.

Além de deixar o estresse e sedentarismo de lado, a Zumba é perfeita para quem deseja perder peso. Segundo Perez, estudos comprovam que, em apenas uma aula de uma hora, é possível queimar de 600 a mil calorias: “Isso depende da pessoa, depende da frequência em que está fazendo as aulas. Por exemplo, alguém que está mais acima do peso vai perder peso mais rápido que os outros, mas isso, claro, se a Zumba for combinada com uma dieta equilibrada”.

Não é preciso ser um expert em dança para começar a fazer Zumba Fitness. Com o tempo, a pessoa vai desempenhando os movimentos com mais intensidade e prazer. Geralmente, uma aula começa com aquecimentos mais leves que se transformam em exercícios que exigem certo grau de esforço a fim de promover o condicionamento físico. Não é à toa que, hoje, a Zumba é um dos maiores programas fitness do mundo, com mais de 15 milhões de praticantes por mês, em 200 mil pontos localizados em 180 países. 

Copyright foto: Divulgação
Este documento, intitulado 'Zumba pode ajudar a perder até mil calorias em uma hora', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.