8
Obrigado

Saiba o que os homens pensam e querem das mulheres

A Revista da Mulher ouviu os homens e desvendou o que passa na cabeça deles. O resultado é surpreendente!

Homens pensam em se apaixonar e esperam ajuda das mulheres para entender seus sentimentos.


Os homens contemporâneos querem se apaixonar e serem correspondidos. E esperam parceria e compreensão das mulheres. Até aí parece simples e fofo, até. Mas a verdade é que eles estão um pouco perdidos em relação às mulheres.

A emancipação feminina e tantas conquistas das mulheres ao longo dos últimos séculos causou nos homens a sensação de terem ‘ficado para trás'. Nesse sentido, eles creem que as mulheres podem ser mais compreensivas, justamente por serem mais sensíveis e já terem saído, muitas vezes, de papéis sociais pré-determinados.

Segundo Guilherme Nascimento Valadares, diretor de conteúdo e colunista do site Papo de Homem, muito da construção do gênero masculino se dá em uma constante busca por validação.

"Homens buscam o tempo todo mostrar para os outros que são homens, machos, 'saco roxo'. Isso gera tensão, ansiedade e acaba sufocando os homens emocionalmente", diz o diretor do Papo de Homem.  

Para Valadares, o fim da tão sem sentido guerra entre gêneros pode ser beneficiado pelos movimentos das mulheres. "É o que muitos homens andam esperando", acrescenta.

Homens não buscam mulheres perfeitas

A eterna preocupação das mulheres em serem perfeitas, especialmente em relação ao corpo e à aparência, pode se mostrar completamente vã se o objetivo é conquistar os homens. Eles até costumam buscar um padrão, mas oque poucas mulheres sabem é que esse padrão é algo muito mais pessoal e intransferível, do que o visual imposto pelas passarelas ou mídia.


"A gente amadurece e descobre melhor do que gosta - personalidade, estilo e até o corpo", afirma Ivan Martins, jornalista e escritor, autor do livro Um Amor Depois do Outro (Editora Agir) . Para Ivan, que também é colunista sobre relacionamento em uma revista semanal, os homens querem algo muito simples. "Quero uma mulher que me deixe apaixonado por ela, e que ela fique apaixonada por mim. O resto se arranja", conclui.
 

Sem rótulos

Um dos temas centrais do site Papo de Homem é a necessidade de reconstruir o significado de ser homem nos dias de hoje. Isso exige uma capacidade para assumir certos papéis e largar outros, sendo menos machista, sexista, preconceituoso e medroso. Para Valadares, essa reconstrução é importante na medida em que as conexões entre ambos os sexos se perdem quando se cai em clichês.

Etiene Egg, jornalista e criador do site O Masculino, cresceu em uma casa cheia de mulheres. Entre mãe e irmãs, se interessou pelo universo feminino e acredita que isso em nada maculou sua masculinidade. Para o jornalista, os homens pecam classificando as mulheres em rótulos extremistas.

“Ou (a mulher) é submissa ou é feminista; ou é a santa ou a puta; a independente ou a interesseira. Estas generalizações muitas vezes impedem que reconheçamos nelas um indivíduo diferente, que, como os homens, tem desejos, quer ser livre, busca realização pessoal e quer ter prazer”, diz Etiene Egg.

Guilherme Valadares também enxerga ambos os sexos querendo acolhimento. “Queremos não só conexão e paixão, mas construir relações significativas - o que não quer dizer casamento até que a morte os separe, mas apenas relações mais lúcidas e sinceras”, conclui Valadares.

E essa lucidez e sinceridade passam por um senso de confiança e autoconhecimento, acreditam os homens. “Parafraseando Guimarães Rosa, às vezes, o que elas querem da gente mesmo é coragem... para buscar o equilíbrio destas coisas sem deixar de ser homem”, conclui o jornalista Etiene Egg.

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Saiba o que os homens pensam e querem das mulheres', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.