0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Risco de leptospirose aumenta com enchentes

Dores de cabeça, náuseas e vômitos são os principais sintomas da leptospirose; o índice de infectados aumenta com a época de chuvas

Para evitar o contágio, não se esqueça de usar luvas e botas em caso de enchentes.


Falta de água tem sido um problema nas grandes cidades, mas o excesso dela também pode ser bem perigoso. Além de todo transtorno e prejuízo, as enchentes espalham doenças, e a mais conhecida delas pode levar à morte. A leptospirose, contra a qual ainda não existe vacina, é ainda mais grave nos locais carentes de saneamento básico.
 
Um estudo da Fiocruz revelou que a doença mata quase 59 mil pessoas por ano no mundo todo. É transmitida através do contato direto ou indireto com urina de animais infectados, principalmente roedores. Águas de inundação, portanto, espalham o material contagioso e multiplicam os riscos.
 
Mas o que, afinal, é a leptospirose? Nas palavras da Dra. Andreia Maruzo Perejão, infectologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, “é uma doença infecciosa febril aguda, de inicio abrupto, que pode variar desde formas assintomáticas a formas graves e fulminantes”.


Outros sintomas são dor nas panturrilhas, dores de cabeça, náuseas, vômitos e perda apetite. Nas formas mais graves pode apresentar hemorragia conjuntival, insuficiência renal e hemorragia pulmonar. “Qualquer indivíduo que apresente sintomas suspeitos e com histórico de exposição à urina de animais possivelmente transmissores deve procurar o tratamento, que é feito com antibióticos e medidas de suporte hospitalar”, avisa a Dra. Andreia.
 
A vacina não existe para humanos, mas está disponível para animais domésticos e serve como medida de prevenção. Limpar adequadamente os excrementos dos pets e combater o acúmulo de lixo também contribui para não atrair os ratos, que transmitem a doença. Mas o principal é evitar a exposição à água de enchentes. E se não tiver jeito, usar luvas e botas de proteção para a limpeza dos ambientes atingidos.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Risco de leptospirose aumenta com enchentes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo