1
Obrigado

Prepare a mala da maternidade sem esquecer nenhum item

A ansiedade de ter um bebê muitas vezes faz a mãe esquecer alguns itens essenciais na mala de maternidade. Confira tudo que não pode faltar

Comece a preparar a mala a partir das 32 semanas de gravidez.


Quando o momento do parto se aproxima, é hora de preparar a mala que vai acompanhar a mamãe à maternidade. O que ninguém quer é ter de voltar em casa para buscar o que esqueceu. Para evitar esse desconforto, A Revista da Mulher separou algumas dicas sobre o que não pode faltar na mala da mãe e do bebê.

Carol Baldi é baby planner e ajuda as mamães nesse momento tão especial de suas vidas. Para que dê tudo certo no grande dia, a especialista explica que antes de arrumar a mala é preciso se familiarizar com a maternidade. É importante marcar uma visita para conhecer melhor o local e o caminho para chegar até lá. 

A mala do bebê

Quando o calendário marcar 32 semanas, a especialista sugere que a mamãe já comece a arrumar a mala que deve ficar pronta antes da 37ª semana. A mala do bebê deve conter no mínimo 6 trocas de roupa (mesmo que a estadia no hospital seja breve). 

Carol Baldi também aconselha separar as trocas em saquinhos, por dia e com o nome do bebê. Cada um deles deve conter um macacão, um body, uma calça com pé, meias e itens como mantinha, luvas, gorros e paninhos de boca.


Outros itens, como o bebê confortosão indispensáveis, pois sem ele o bebê não sai da maternidade. A mãe também pode incluir uma escova e lacinhos, caso o bebê seja menina. A baby planner explica que fralda e itens de higiene para o bebê geralmente são fornecidos pela maternidade.

A mala da mamãe

Para a mamãe, as roupas devem ser confortáveis, o que não significa necessariamente pijamas ou camisolas. “Muitas vezes recebemos visitas que não são íntimas e não é legal estar de pijama”. Blusas e sutiãs de amamentação e calcinha pós parto também são indicados. 

Além de tudo isso, não esquecer os itens de higiene pessoal. “Também vale a pena levar protetor de seio, pomada de lanolina e claro, uma maquiagem para as fotos.”

Depois que as malas do bebê e da mamãe estiverem em ordem, não esqueçam a do papai!  “Eles também precisam estar com a mala pronta, com roupas para acompanhar a mulher enquanto estiver no hospital e itens de higiene.” 

Malas prontas? Não esqueça dos documentos. Exames, guia de internação, RG, CPF, certidão de casamento e guia do convênio são indispensáveis. É importante confirmar com a maternidade a lista dos documentos exigidos para internação. Agora que você já sabe o que deve ter nas malas, é só relaxar e ir tranquila para o seu grande dia curtir cada momento. 

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Prepare a mala da maternidade sem esquecer nenhum item', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.