Saiba como combinar corrida e musculação
Juntos, os dois treinos aliam fortalecimento muscular com exercícios aeróbicos que trazem benefícios para o corpo e a saúde
Corrida e musculação são duas das atividades físicas mais procuradas para manter a boa forma e também a saúde. Mas existem muitas dúvidas sobre como combinar esses dois exercícios (sem exageros) e ainda preservar os benefícios de cada um deles para o corpo e a mente.
Cada vez mais, corredores estão buscando as academias como forma de fortalecer os músculos e evitar lesões durante as provas. Muitos adeptos da musculação procuram a corrida para incrementar seus treinos. “É correto dizer que um exercício completa o outro, já que possuem características diferentes. Um trabalha a parte cardiorrespiratória (a corrida) e o outro, a muscular”, explica a professora de educação física e ex-atleta Cau Saad.
A combinação é perfeita para uma rotina de treinos que prioriza o ganho muscular e também exercícios aeróbicos. Para quem faz atividades físicas para manter a forma ou simplesmente perder aqueles quilinhos extras, treinos de musculação e corrida podem potencializar os resultados. “É impossível um corredor se destacar sem a parte muscular desenvolvida. Da mesma maneira que quem gosta de musculação não pode descartar o aeróbio para maximizar os efeitos do seu treino e a corrida é um excelente aliado”, acredita Cau.
Mas por que tantos corredores ainda resistem em fazer musculação? Erroneamente, eles acham que o ganho de massa muscular vai aumentar o peso e prejudicar o desempenho nas provas. Exercícios de fortalecimento como agachamento unilateral ou a própria leg press melhoram a performance na corrida e ainda ajudam muito a prevenir lesões.
Os profissionais da área recomendam realizar as atividades em dias alternados. Se não for possível, o indicado é fracionar o treino em períodos – corrida de manhã e musculação no fim da tarde, por exemplo. Ou mesmo um em seguida do outro, começando sempre pelo exercício que a pessoa deseja priorizar.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Saiba como combinar corrida e musculação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.