0
Obrigado

Alcachofra faz bem à saúde e ajuda a controlar a fome

Descubra os benefícios da alcachofra para a saúde e as dicas para não errar na hora de escolher e cozinhar o alimento

A alcachofra auxilia no controle do colesterol, tem efeito diurético, desintoxicante e ativa a digestão.


As flores, normalmente, são apreciadas somente a partir do momento em que desabrocham. Com a alcachofra, é o contrário. Ela só tem valor enquanto ainda é um “botão”. Nesse estágio, sua textura macia e sabor suave inspiram pratos até na alta gastronomia, sem contar que o seu consumo ajuda a diminuir o colesterol e a controlar a fome. 

Utilizada como recurso terapêutico alternativo, a alcachofra é considerada uma planta medicinal que ativa a digestão e possui efeito diurético e desintoxicante. Seus benefícios não param por aí: seu consumo também ajuda a controlar a glicemia, reduzindo a vontade de comer. 

Como toda planta medicinal, a preparação da alcachofra exige um ritual. A começar pelo cultivo. “É bem difícil, pois ela é muito delicada e necessita de clima apropriado, altitude, solo seco e também requer muita irrigação. É uma planta muito sujeita a pragas, portanto tem que ser pulverizada com frequência”, conta Ana Lidia de Camargo Ortmann, que produz alcachofras na fazenda Bonsucesso, em São Roque, no interior paulista. 


Por ser uma flor, a melhor época para comprar alcachofras é na primavera. Ela deve ser colhida antes de florescer porque, ao desabrochar, suas brácteas ficam rígidas. Bráctea é o nome científico dado à parte popularmente chamada de “pétala”, mas que, na verdade, é a estrutura que protege a inflorescência da planta. Na cozinha, essas pétalas assim como o “coração”, como é chamado o fundo da alcachofra, podem ser aproveitados em pratos deliciosos. 

“Comprar uma alcachofra fresca ao invés de alcachofras em conservas ou congeladas pode fazer uma grande diferença na finalização de um prato. A vantagem de se trabalhar com ela fresca está na possibilidade de agregar o sabor que deseja e na textura que pretende, uma vez que a conserva altera seu sabor”, analisa o chef Leandro Marini.

Na hora da compra, fique atento: recomenda-se escolher as alcachofras que apresentam talo longo, inflorescência firme e bem arroxeada.É importante lembrar que a época da alcachofra vai de agosto a novembro. “Para ver se a alcachofra está boa para o consumo, segure-a pelo talo e sacuda-a suavemente. Se ela estiver flexível, é sinal de que está madura”, conta o chef.  
Confira abaixo um passo a passo para preparar a alcachofra e bom apetite! 

  • Usando uma luva para não manchar as mãos, corte o talo perto da base e depois corte a ponta, tirando aproximadamente 1/3 da altura da alcachofra.
  • Lave a alcachofra em água corrente, abrindo as pétalas com cuidado para que a água escorra por entre elas.
  • À medida que for cortando, reserve as alcachofras em uma tigela com água e limão, para evitar que elas fiquem escuras. 
  • Leve ao fogo água salgada até levantar fervura. Adicione à panela o suco de um limão e as alcachofras. 
  •  Cozinhe por aproximadamente meia hora. Para saber se ficou cozida, tente tirar uma pétala; se sair facilmente, está no ponto. Agora, é só usar a criatividade! 

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Alcachofra faz bem à saúde e ajuda a controlar a fome', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.