Uso de pílulas anticoncepcionais pode alterar cérebro das mulheres
Estudo mostrou que a atuação dos hormônios presentes nos contraceptivos orais em determinadas regiões do cérebro feminino pode alterar emoções, memória e até o desenvolvimento de planos para o futuro
Ao escolher o método contraceptivo mais adequado, muitas mulheres enfrentam um dilema: a pílula anticoncepcional, embora seja o método mais prático, é também o que mais causa efeitos colaterais.
De acordo com recente estudo da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, publicado no jornal científico Human Brain Mapping, o uso do medicamento pode estar relacionado a alterações sofridas na estrutura cerebral das mulheres.
De acordo com a pesquisa, os contraceptivos orais afetariam mais especificamente o córtex orbitofrontal lateral e o córtex cingulado posterior, regiões do cérebro responsáveis pelos estímulos das emoções e de respostas a recompensas.
O córtex orbitofrontal lateral também atua no controle da ansiedade e dos sintomas depressivos e isso explicaria as reações que algumas mulheres sentem quando usam anticoncepcionais à base de hormônios. Já o córtex cingulado posterior está relacionado à memória e ao desenvolvimento de planos para médio e longo prazos.
+ Como calcular a minha data de ovulação?
O estudo foi realizado em 90 mulheres e o resultado mostrou que os tecidos cerebrais eram mais finos naquelas que usaram contraceptivos orais quando comparadas àquelas que não o fizeram.
Segundo os pesquisadores, é possível que os hormônios sintéticos encontrados na pílula - e possivelmente a supressão dos hormônios naturais que ocorre quando as mulheres estão usando este tipo de contraceptivo - causem essas alterações na estrutura e nas funções do cérebro.
Apesar do resultado preocupante, os médicos reiteram a necessidade de se fazer mais estudos a fim de confirmar qual é o tipo de comportamento que pode ser afetado através do uso de pílula anticoncepcional. De qualquer forma, todas as mulheres que planejam recorrer a um método contraceptivo devem sempre consultar um médico especialista para uma escolha adequada.
Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Uso de pílulas anticoncepcionais pode alterar cérebro das mulheres', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.