0
Obrigado

Tequila tem ingrediente que emagrece

Estudos revelam que a agave, planta de onde é extraída a bebida, é um adoçante natural capaz de combater a obesidade e o diabetes

Cientistas descobriram que ingrediente da tequila ajuda a emagrecer.


Um novo estudo, ainda em fase inicial, revelou que a planta agave, uma espécie de cacto que é a base da tequila, tem propriedades eficazes contra a obesidade e o diabetes tipo 2, em função da capacidade de aumentar a saciedade e reduzir o açúcar no sangue.

A pesquisa foi realizada pela American Chemical Society (ACS), em Dallas, nos Estados Unidos, usando o açúcar extraído da planta para alimentar um grupo de camundongos. Em seguida, os cientistas compararam os resultados deste grupo de animais com os de cobaias que não receberam o agave na alimentação.

Divididos em grupos, uma parte dos camundongos recebeu água com agave (presente na tequila), o que fez eles comerem menos e perderem mais peso do que os animais que receberam água sem o agave. A descoberta pode ajudar a desenvolver novos adoçantes artificiais, mais adequados para quem sofre com problemas de obesidade e diabetes.

A revista de pesquisas médicas Medpage Today já havia revelado anteriormente outros estudos que sinalizavam as propriedades do agave, como o aumento dos níveis do hormônio intestinal GLP-1, que produz um estímulo cerebral que funciona como um aviso de que é hora de parar de comer. A sensação de saciedade também é produzida pelo mesmo hormônio.

+Saiba por que o champanhe pode ser bom para a memória
Outro benefício da planta é o fato de que seus açúcares ligeiramente doces, conhecidos como agavins, não são processados pelo corpo, o que significa que não se transformam em gordura. Essa não absorção evita dores de cabeça e outros efeitos que adoçantes artificiais podem causar.

Mas nada de sair por aí bebendo tequila, achando que vai emagrecer. A pesquisa deixa claro que os agavins perdem suas propriedades quando são processados. Ou seja, a aguardente da planta por si só não é capaz de ajudar a emagrecer. 

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Tequila tem ingrediente que emagrece', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.