0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Bela Gil sugere cúrcuma para escovar os dentes e causa polêmica nas redes sociais

Dividindo opiniões, a nutricionista e apresentadora de TV publicou em sua página no Facebook que o açafrão-da-Índia é melhor que pasta de dente e deixou muitos dentistas indignados com a dica

Bela Gil disse usar a cúrcuma como substituta à pasta de dente.


Depois da polêmica com o churrasco de melancia e a marmita escolar saudável, Bela Gil voltou a chamar a atenção dos internautas com suas dicas inusitadas. Adepta de receitas e hábitos naturais, a nutricionista e aprestadora revelou que usa cúrcuma para escovar os dentes

Em mensagem publicada nesta segunda-feira (20) no Facebook, Bela afirmou que a raiz, também conhecida como açafrão-da-Índia, é melhor que qualquer pasta de dente disponível no mercado. Dividindo opiniões, a declaração não demorou a gerar uma série de comentários na rede, sendo a maior parte deles de dentistas indignados com a afirmação.

Embora tenha reforçado tratar-se de uma opinião pessoal, Bela fez uso de artigos científicos sobre os benefícios da cúrcuma para reforçar sua tese. Ainda assim, muitos dentistas mostraram-se contrários ao uso de dentifrícios não-industrializados para a higiene bucal.

Para a cirurgiã-dentista Adriana Barreiros, Bela Gil é uma grande referência e formadora de opinião no meio da nutrição funcional. Por isso, considera inoportuno o conselho da nutricionista sobre uma área da qual não é especialista. "Continuem escovando os dentes com dentifrício indicado e recomendado pelos dentistas e pela Associação Brasileira de Odontologia", afirma a especialista.

+Saúde bucal: saiba como e quando começar a escovar os dentes das crianças


Sobre o produto em questão, Adriana acrescentou ainda que o uso frequente de qualquer pó abrasivo pode provocar desgaste do esmalte dental. "Esta mesma abrasão pode levar a uma inflamação das gengivas. Sem falar que a cúrcuma é um corante natural e seu uso contínuo pode manchar os dentes", explica a dentista.

Após a polêmica, Bela Gil publicou outro texto informando que não usa pasta de dente por considerar o flúor nocivo ao organismo. Segundo os dentistas, a substância contida nas pastas tem função tópica, agindo sobre o esmalte, tornando-o mais forte e mais protegido a ataques ácidos.

Bela Gil desagradou dentistas ao dizer que cúrcuma é melhor que creme dental.


"O flúor não é para ser engolido, ingerido. Algumas pastas de dente infantis não contém flúor justamente porque as crianças precisam primeiro treinar cuspir o conteúdo da escovação e do bochecho antes de partir para o uso de produtos com flúor", comenta Adriana Barreiros.

Ainda repercutindo o assunto, a apresentadora escreveu um último texto dizendo que sente ter ofendido profundamente a comunidade odontológica ao afirmar que acha a cúrcuma mais saudável por não conter flúor. "Não deixo de usar pasta de dente sempre que posso somente por causa do flúor, mas principalmente por causa dos vários outros químicos que não gostariam de estar em contato ou ingerindo!", escreveu.

Mas se o problema ainda for a pasta de dente, os dentistas não recomendam o uso da cúrcuma. "Se, por uma opção pessoal, alguém não se sente seguro para usar pasta com flúor, use sem. Há no mercado. Ou não use pasta, simplesmente, não use. A escovação mecânica e o uso do fio dental já resolvem a remoção de placa bacteriana e restos alimentares. A pasta melhora o hálito, mas pode-se mascar uma folha de hortelã, por exemplo", conclui Adriana.

Copyright fotos: Reprodução/Facebook/Bela Gil e Thiago Duran/AgNews

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Bela Gil sugere cúrcuma para escovar os dentes e causa polêmica nas redes sociais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://www.arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.