Restaurante brasileiro do chef Alex Atala é um dos 10 melhores do mundo

O D.O.M, na cidade de São Paulo, ficou em 9º lugar no ranking na premiação internacional The World's 50 Best

Alex Atala chef do restaurante D.O.M., um dos 10 melhores do mundo no ranking do The World's 50 Best.


No prêmio The World's 50 Best , da revista britânica Restaurant, o Brasil desponta no ranking. Mesmo perdendo duas posições em relação ao ano anterior, o restaurante D.O.M., do conceituado chef Alex Atala ficou na 9ª posição na lista, entre os 50 melhores restaurantes do mundo da premiação.

Divulgada na última segunda-feira (01), a lista consagra o restaurante espanhol El Celler de Can Roca, de propriedade de três irmãos catalães na cidade de Girona, como o melhor de 2015. Além do D.O.M, outro restaurante brasileiro aparece na lista. Comandado pela chef Helena Riizzo, o Maní, também de São Paulo, apareceu na 41ª posição entre os 50 melhores.

Em março de 2015, o D.O.M, de Alex Atala já recebera duas estrelas do  Guide Michelin, no primeiro ano em que o mais conceituado guia mundial de gastronomia incluiu restaurantes brasileiros na sua classificação.

Com a frase que abre o site de seu restaurante "A gastronomia brasileira é um sonho viável” Alex Atala sintetiza sua trajetória. O D.O.M é conhecido pela proposta de oferecer uma cozinha brasileira requintada, mas sem perder a essência dos sabores e da diversidade genuinamente nacionais.

O gosto global

O prêmio The World's 50 Best começou em 2002 e aos poucos foi ganhando notoriedade, sendo considerado um dos prêmios mais badalados do mundo gourmet. A ideia original de virar um indicador do paladar gastronômico ao redor do mundo, caiu nas graças dos especialistas da área.

O júri internacional é formado por cerca de mil membros, entre jornalistas gastronômicos, chefs, proprietários de restaurantes e gastrônomos em geral. Cada um vota em sete restaurantes nos quais tenham comido nos últimos 18 meses (três deles fora de seu respectivo país).

Os restaurantes que entravam na lista 50 Best perceberam a notoriedade da chancela. Ser um dos premiados atrai cientes do mundo inteiro, ávidos por provarem o que estes restaurantes oferecem de especial.

Um dos aspectos mais interessante da premiação, segundo críticos gastronômicos, é a sua característica global. Entre os dez primeiros, encontra-se uma deliciosa "Babel culinária", com restaurantes representando grande parte das nações de cada continente.

Itália, Dinamarca, Peru, Tailândia, Japão, Estados Unidos e Inglaterra, além dos já citados Espanha e Brasil, são alguns dos países que despontam na lista, isso para ficar somente entre os 10 primeiros.

França fora da lista

Mas o que ainda chama a atenção é a total ausência de restaurantes franceses entre os premiados do 50 Best. País conhecido pela riqueza gastronômica e pela classificação de maior referência mundial para restaurantes, o Guide Michelin, a França fica de fora, não sem causar estranhamento.


Conforme notícia divulgada pela AFP, agência de notícias francesa, a França nunca teve um restaurante sequer na lista do The World's 50 Best. A imprensa especializada do país tem publicado artigos nos quais se questiona a possibilidade do ranking da revista inglesa Restaurant ser um prêmio anti-França.

A ausência de chefs renomados, como os franceses Alain Ducasse ou Paul Bocuse, pode ser apenas uma questão de gosto, mas o fato alimenta especulações sobre o The World's 50 Best que não premiaria a França propositalmente por se tratar de um concorrente em matéria de guia gastronômico.
 
Conheça os 10 primeiros do ranking entre os 50 Best

1- El Celler de Can Roca (Girona, Espanha);
2- Osteria Francescana (Modena, Itália);
3- Noma (Copenhague, Dinamarca);
4- Central (Lima, Peru);
5- Eleven Madison Park (Nova York, EUA);
6- Mugaritz (San Sebastián, Espanha);
7- Dinner by Heston Blumenthal (Londres, Reino Unido);
8- Narisawa (Tóquio, Japão);
9- D.O.M. (São Paulo, Brasil);
10- Gaggan (Bangcoc, Tailândia);

Para ver a lista completa dos 50 melhores, acesse o site www.theworlds50best.com

Copyright foto: Cassio Vasconceelllos AP/SIPAPress

Este documento, intitulado 'Restaurante brasileiro do chef Alex Atala é um dos 10 melhores do mundo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.