0
Obrigado

Inspire-se em diversos modelos de aliança de casamento

Ideias alternativas, tradicionais ou luxuosas para ajudar a escolher o anel de compromisso mais adequado ao seu estilo

Alianças de casamento: modelos vão dos mais tradicionais até os criativos.


A aliança de casamento é um dos símbolos mais antigos da união entre duas pessoas. Tradição tanto no mundo ocidental quanto oriental, ninguém sabe ao certo quando e nem onde a primeira aliança de casamento foi utilizada. Mas alguns registros remetem ao tempo da Grécia e Roma antigas. Como os conhecimentos sobre anatomia humana eram rudimentares no período, acreditava-se que uma veia ligava o dedo anular esquerdo ao coração. Assim, os enamorados greco-romanos passaram a usar um círculo na mão esquerda, que significaria "unidos infinitamente pelo coração". Lenda ou verdade, o que importa é o caráter romântico da história das alianças.


+ Casamento sem gafes: dicas para uma festa cheia de classe


Rejeitadas por movimentos liberais (como o dos hippies e punks) e muitas vezes associada a conservadorismo, as alianças de casamento hoje conseguem atender mesmo aos estilos rebeldes ou despojados. Mais do que uma simples indicação do estado civil, usar aliança de casamento deixou de ser uma obrigação e se transformou em mais um motivo de orgulho para os casais. Confira algumas ideias de alianças de casamento, das alternativas às luxuosas.


Copyright foto: iStock

Aliança clássica

Modelos mais clássicos em geral são feitos em ouro amarelo e no mesmo formato para o casal.


A aliança mais tradicional é um modelo arredondado, nem muito fino e nem tão largo, cujo o par é feito exatamente no mesmo modelo tanto para a mulher, quanto para o homem. Em geral, as alianças clássicas são feitas de ouro amarelo 18 quilates, como neste modelo da joalheria Monte Carlo. Mas também ficam lindas, e já são consideradas clássicas, as alianças de casamento feitas em ouro branco.

Informações: www.montecarlo.com

Copyright foto:  Reprodução

Aliança com poema

Aliança de casamento com poema de Vinícius de Moraes, da Amsterdam Sauer.


O modelo da joalheria Amsterdam Sauer,  gravado com versos de Vinícius de Moraes, foi lançado em 2013, na ocasião do centenário do poeta, conhecido pelas obras que tanto enaltecem o amor. O par de alianças de casamento com poema são em ouro 18 quilates e em uma está inscrito "ao meu amor" e na outra "que seja infinito", trechos do poema Soneto da Fidelidade, de autoria de Vinícius.  

Informações: www.amsterdamsauer.com.br (o site encontra-se em renovação, mas é possível encontrar os endereços e telefones de todas as lojas para confirmar preços e disponibilidade das joias).

Copyright foto: divulgação

Aliança design

Aliança de casamento Tiffany & Co, desenhada pela designer italiana Elsa Peretti.


Esse belo modelo da Tiffany & Co é assinada pela célebre designer de joias italiana, Elsa Peretti, exclusivamente para a joalheria. A luxuosa aliança de casamento, além de desenhada de forma artística, apresenta-se toda em platina e cravada de diamantes em lapidação brilhante.

Informações; www.tyfanny.com.br

Copyright foto: Reprodução  

Aliança clássica-moderna

Aliança de casamento em ouro amarelo com detalhes em ouro antigo e brilhante.


O modelo de aliança de casamento Valentine's, da Vivara, apresenta uma ranhura em ouro antigo sob o ouro amarelo, além de um detalhe em brilhante. A aliança do homem pode ser sem o brilhante, mas o enfeite já não é mais considerado como algo exclusivamente feminino e muitos homens optam por ter uma aliança exatamente igual a de sua mulher. 

Informações: www.vivara.com.br

Copyright foto: Reprodução

Alianças alternativas

As opções alternativas de alianças de casamento.


O designer colombiano Carlos Herrera apresenta peças a quem quer celebrar e marcar o amor sem ostentação ou mesmo para quem prefere inovar. O anel, que pode servir de pingente para um dos pares e de aliança para o outro, costuma fazer sucesso entre os clientes do designer, que é radicado em São Paulo. As alianças são feitas geralmente em prata, couro ou metal cirúrgico. "Minhas peças são construídas com vários materiais de diferentes texturas e cores, porque os relacionamentos são construídos também por vários elementos, que vão se encaixando e criando uma unidade", descreve Herrera. Mais romântico, impossível.
 

Copyright foto: Divulgação

Aliança em ouro nobre

Aliança em ouro nobre e detalhe em brilhante da H.Stern.


Quando um modelo tradicional ganha forma e cor mais atualizadas, é sucesso na certa.  A joalheria H.Stern oferece, entre seus diversos modelos, este par de alianças de casamento que não obedecem ao formato plenamente arredondado e são feitas em ouro nobre escovado, um tom menos reluzente que o amarelo. A aliança do noivo não tem o brilhante que enfeita a aliança da noiva. 

Informações: www.hstern.com.br

Copyright foto: Arquivo pessoal de Carolina e Steven Udsen.

Aliança de tatuagem

A aliança de casamento tatuada é opção para quem quer sair do convencional, sem abrir mão da tradição.


Essa ideia é para o casal que deseja sair de vez das convenções, mas sem abrir mão da tradição de usar aliança. Cada vez mais comum, marcar o dedo anular esquerdo com desenhos em vez de joias tem sido a opção anticonvencional mais usada por casais de todas as idades.  E a criatividade não tem limite: há quem escolha o nome dos noivos, o símbolo do infinito ou motivos tribais, celtas, mensagens de amor em línguas de alfabeto diferente ou até mesmo notas musicais da canção tema do casal.  O importante é escolher a aliança de casamento tatuada que seja a cara do casal.

Copyright foto: reprodução do Buzzfeed

Aliança romântica

Aliança romântica com detalhes em coração.


Em ouro amarelo, detalhes em coração em ouro branco e 10 pequenos brilhantes,  a aliança de casamento modelo Saturno, da Casa das Alianças, é um convite aos românticos. Afinal, qual desenho além do coração pode ser tão representativo do amor?


Copyright foto: Reprodução

Aliança em pedras preciosas

Luxo e requinte nas alianças de casamento em pedras preciosas.


Para inovar nas cores, uma aliança em pedras preciosas é a saída mais luxuosa. As variações com pedras como esmeralda, turquesa, safira, rubi e tantas outras dão graça, charme e sofisticação às alianças de casamento. Em geral esse anel é mais para as mulheres e o homem pode optar pelo mesmo modelo feito somente em ouro ou outro metal precioso. No modelo da foto, o anel de diamantes e safira cravados em trilho de platina da Tiffany & Co.

Informações:  www.tiffany.com.br

Copyright foto: Reprodução

Aliança puro luxo

Aliança com mais de 160 pequenos diamantes da loja Antonio Bernardo.


Diamantes são os melhores amigos da mulher, já dizia a canção imortalizada por Marylin Monroe. Uma aliança de casamento com 160 diamantes, então, é muito mais que amizade: é amor em seu estado de excelência. O belo e luxuoso modelo é do badalado designer de Joias Antonio Bernardo e custa mais de 40 mil reais. Porque o amor não tem preço.


Copyright foto: Reprodução
Este documento, intitulado 'Inspire-se em diversos modelos de aliança de casamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.