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A grife Marc by Marc Jacobs deixará de existir

Uma decisão estratégica de manter o foco apenas nos consumidores de luxo levou a marca mais popular do estilista americano Marc Jacobs a fechar as portas

O estilista americano Marc Jacobs vai encerrar as atividades de sua marca secundária, a Marc by Marc Jacobs.


A marca secundária do estilista Marc Jacobs, a Marc by Marc Jacobs, deixará de existir. O anúncio oficial foi feito na última segunda-feira e surpreendeu o mundo da moda. O estilista americano tinha como proposta o acesso mais democrático às suas criações sem, no entanto, ferir suas exigências de qualidade e estilo.

Especialistas do setor fashion atribuem a decisão às pressões do mercado. A Marc Jacobs tem em vista a abertura de capital da empresa, que passaria a ter ações na bolsa de valores. A grife Marc Jacobs hoje já tem a maior parte de suas ações administradas pelo grupo de luxo francês LVHM.

A decisão de acabar com a marca voltada para a classe média seria uma estratégia de "uniformizar o público alvo". A ideia é manter o foco no mercado de luxo e classe A.

Criada em 2001, a Marc by Marc Jacobs experimentou o sucesso ao longo destes anos. Nunca chegou a ser exatamente uma versão popular das criações de Jacobs, mas  conseguiu se estabelecer junto ao mercado de classe média alta, interessada nas tendências da moda. 

No mercado de moda é comum estilistas abrirem lojas menos requintadas ou mesmo criarem uma coleção para uma loja popular. Stella McCartney, por exemplo, que já fez modelos exclusivos para  a Gap e C&A. Trata-e de uma estratégia em busca de formação de clientes futuros. 

Os executivos da LVHM afirmam não se tratar de uma questão econômica e sim de definição de estratégia, visando uma definição de mercado consumidor menos abrangente. Ainda não se sabe o que será feito das lojas: se serão vendidas, incorporadas pela marca principal, que leva o nome do estilista, ou se simplesmente fecharão as portas. 

Copyright foto: Dennis van Tine/ABACAPress
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