Meditação para crianças como ferramenta pedagógica
Escolas canadenses inovam ao adotarem técnicas de meditação para crianças. O resultado foi um aumento no rendimento escolar e redução da agressividade entre os alunos
A cidade de Vancouver, no Canadá, adotou uma prática inovadora para auxiliar no aprendizado de crianças em torno dos sete anos: o dia de aula nunca começa sem antes os alunos praticarem a meditação.
Método utilizado há dez anos nas escolas da cidade canadense, a meditação para crianças mostrou-se uma prática pedagógica eficaz e tornou-se fonte de inspiração para iniciativas semelhantes ao redor do mundo.
A técnica é a mesma utilizada por outros tipos de meditação: despertar a vivência do tempo presente através da técnica de “plena consciência”, comprovadamente eficaz no combate ao estresse e depressão de adultos.
Validada pelo instituto de pesquisas em psicologia Kimberly Schonert-Reichl, a prática de meditação para crianças contribuiu para um ambiente mais amigável entre os alunos, reduziu as hostilidades que suscitavam bullying e aumentou o rendimento escolar.
Hug Blackman, diretor da escola Renfrew, em Vancouver, explicou ao jornal francês Le Monde que a meditação funciona principalmente porque os alunos chegam de manhã, mas ainda não estão no “modo escola”. “Os pensamentos estão nas brincadeiras, nos jogos de videogame, nas dificuldades familiares. A casa e a rua estão impregnadas nas crianças quando chegam para estudar”, conta o diretor.
A meditação tira as crianças deste estado de excitação tão comum à idade e promove a concentração nos estudos. Outra técnica de relaxamento adotado pela escola consiste em aulas de tai-chi-chuan. Durante 10 minutos, as crianças se entretêm em um balé de gestos, sob um fundo musical de composições instrumentais. Uma ideia para fazer refletir sobre os modelos atuais de pedagogia.
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