0
Obrigado

Saiba tudo sobre o Feng Shui

O Feng Shui é uma disciplina tradicional chinesa que consiste em otimizar o espaço, a organização e a disposição dos aposentos de uma moradia para favorecer o bem-estar dos seus moradores. Quais os seus fundamentos? Como esta arte de bem viver pode melhorar o conforto doméstico?

A iluminação, as cores e a disposição dos objetos são alguns fatores que devem ser considerados, segundo os princípios do Feng Shui, para equilibrar a harmonia de um aposento.

O que é o Feng Shui ?
O Feng Shui, que significa “vento e água”, é uma disciplina chinesa milenar que tem como meta  “harmonizar a energia” de um aposento de uma casa (quarto, escritório, sala de estar), para otimizar o conforto, o bem-estar e a saúde das pessoas que ali vivem. Esta arte de bem viver se apoia em vários princípios e teorias próprias à cultura chinesa: dentre os quais o Qi (que representa a energia vital), o yin e o yang, os 5 elementos (madeira, fogo, vidro, metal e água), a bússola (ferramenta batizada com o nome de “Luo pan”), e o baguá, um diagrama octogonal utilizado nas análises Feng Shui pelos mestres da disciplina. 

Organizar a casa em função dos conceitos de Feng Shui 
O Feng Shui propõe um conjunto de regras ou preceitos destinados a “harmonizar a energia de um lugar”, segundo seus adeptos. De acordo com este objetivo, ele permite realizar um certo número de escolhas em relação à organização da moradia: a escolha das aberturas da casa (janelas, portas), a disposição dos aposentos, a acomodação dos móveis, a escolha e divisão das cores e objetos, a iluminação, a presença vegetal (plantas).

Qual o impacto no bem-estar e na saúde? 
As escolhas determinadas pelo Feng Shui em matéria de disposição teriam um efeito benéfico sobre o bem-estar dos moradores de um lugar: permitiriam dormir melhor, diminuir o estresse, melhorar a postura social, a concentração ou, ainda, a produtividade. Nada permite afirmar hoje que estes benefícios são reais, ainda que numerosos preceitos do Feng Shui repousem sobre regras elementares do bem-estar.

Alguns exemplos de melhorias de acordo com o Feng Shui
Várias regras definem o “equilíbrio” de um lugar de acordo com os princípios do Feng Shui. Entre elas, o fato de arrumar e manter limpos os aposentos da sua casa, instalar um espelho num pequeno cômodo para lhe dar mais profundidade, usar e dispor de pedras semi-preciosas em alguns aposentos, otimizar a iluminação, etc.Todas estas regras têm como objetivo restabelecer “a harmonia energética” de uma casa, um apartamento ou um escritório para uma melhor qualidade de vida dos seus habitantes.

Copyright foto: Istock
Este documento, intitulado 'Saiba tudo sobre o Feng Shui', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.