0
Obrigado

Vermelhidão e espinhas: como atenuá-las?

Manchas vermelhas, pequenas erupções... Estas imperfeições incomodam mas podem ser eliminadas. Para atenuá-las, siga os conselhos e dicas.

Vermelhidão: por que elas aparecem?

Confira nossas dicas para atenuar a vermelhidão no rosto.

Várias são as causas que provocam seu aparecimento no rosto:
  • predisposições genéticas,
  • uma exposição frequente ao sol, ao vento, ao frio, à poluição,
  • movimentos demasiadamente “vigorosos” durante a limpeza do rosto ou aplicação de cremes,
  • utilização de água muito quente ou muito fria,
  • um creme incompatível com a sua pele.

Copyright foto: Istock

Os produtos apropriados

Para proteger sua cútis das agressões, escolha um produto adaptado ao seu tipo de pele

As manchas vermelhas pequenas se tornarão maiores se você não cuidar delas. Eis algumas iniciativas que se recomendam:

De manhã: 
Aconselha-se um creme hidratante, algo indispensável para se proteger contra o vento, o frio e a poluição. A escolha obedece ao seu tipo de pele: seca, mista ou oleosa. Há creme que já incorporam  protetor solar, escolha de acordo com as necessidades da estação.
Para as manchas vermelhas do tipo rosácea, um creme hidratante com uma leve coloração verde (componente vegetal) permite mascarar até 30% da mancha.

De noite: 
Um creme para nutrir e regenerar a pele. Ele deve ser escolhido em função da idade, pois a pele não envelhece da mesma maneira aos 35, 45 ou 65 anos. Aplique-o com gestos delicados, e, principalmente, não confunda “rápido” e “forte”, pois muita gente faz isso! Geralmente, também aplicamos o creme cinco minutos antes de deitar: isso não é nada bom, a pele não tem tempo absorver (o travesseiro, sim!). Aplique-o um pouco antes.

Copyright foto: Istock

Prevenir o surgimento da vermelhidão no rosto

Para não agredir sua pele, remova a maquiagem delicadamente.

O que é importante verificar, por exemplo, é a temperatura da água usada no banho. Ela deve estar entre 32 e 34°C. Esta temperatura evita o ressecamento da pele e não desencadeia os processos de “vasoconstrição” ou de “vasodilatação” " dos pequenos vasos sanguíneos que se fragilizam com o tempo.
Para a fase limpeza/remoção da maquiagem, tanto de dia como de noite, é preciso optar pelos demaquilantes na forma de gel.
Eis algumas dicas práticas: 
  • Aplique com a ponta dos dedos.
  • Seque delicadamente com lenços de papel ou discos de algodão.
  • Molhe o rosto com uma água calmante em spray e remova o resto da maquiagem com a ponta dos dedos.
  • Seque novamente do mesmo jeito.
Por fim, é sempre muito importante hidratar a pele antes de começar a se maquiar.

Copyright foto: Istock

A maquiagem certa

Escolha a maquiagem certa para camuflar as manchas vermelhas.

Para as mulheres que têm pequenas manchas vermelhas e não costumam se maquiar frequentemente, o indicado é escolher uma base fluida para cobrir áreas como as bochechas. Coloque uma quantidade bem pequena com a ponta dos dedos e dê palmadinhas sobre as manchas vermelhas. É a técnica que os homens usam para esconder sua rosácea sem parecer estar maquiados. 
Para uma ocasião especial, ou para sair com os amigos, esta mesma base fluida pode uniformizar o rosto todo e ser acrescida de um blush sobre as maças do rosto que vai agradar àquelas que são adeptas do efeito “no make up”.

Quanto àquelas que têm manchas vermelhas mais intensas, acompanhadas de outras manifestações  cutâneas, do tipo manchas de pigmentação por exemplo, recomenda-se um creme compacto sem conservantes e sem perfume, que se aplica com uma esponja, sobre a parte central do rosto, e em seguida se espalha delicadamente do centro para fora. A concentração de pigmentos (40 à 45 %) deste tipo de maquiagem associa um impressionante efeito corretor a pouquíssima quantidade de produto.
No caso em que as manchas vermelhas estão mais marcadas e que a base não basta, use um pouco de corretivo verde, seja com um pincel para as pequenas manchas, seja com um bastão para as imperfeições maiores. Este toque de verde vai neutralizar a vermelhidão e permitir escondê-la de maneira eficaz e discreta, superpondo bem pouca quantidade de base.

Copyright foto: Istock

Pequenas dicas adicionais 

Finalize seu ritual de beleza aplicando um spray hidratante.

Muito práticos, pode-se também recorrer aos pincéis corretores, que se aplicam diretamente sobre as manchas vermelhas. Eles também são perfeitos para as olheiras, as manchas de pigmentação, as rugas na testa ou os sulcos nasogenianos.... Dê umas palmadinhas com as pontas dos dedos para fixar os pigmentos e acrescente um leve toque de pó translúcido para fixar.
Para melhorar o seu make-up e aproveitar de um agradável momento de frescor, finalize seu ritual de beleza com um spray hidratante.

Esconda as espinhas!

Esconda as espinhas!

Faça uma máscara regularmente para limpar a pele.

Antes de tudo, assim como para as manchas vermelhas, no caso do surgimento de espinhas, é preciso primeiro determinar as causas para escolher o remédio certo...
Para imperfeições do tipo da rosácea, o conselho é proteger-se das suas causas, isto é, o calor, o frio, o vento ou, ainda, os movimentos muito vigorosos É preciso lembrar que a pele é frágil e necessita de cuidados delicados.
Quando se tratar de acne, delicadamente, faça uma máscara para limpar a pele com frequência, e em seguida escolha um creme apropriado, para usar todos os dias. Diante do surgimento de pequenas protuberâncias, utilize um lápis secante nas áreas atingidas. Para escondê-las durante o dia, escolha ou os pincéis corretores ou então as bases fluidas, de acordo com a gravidade do caso.

Copyright foto: Istock

O essencial para ter uma pele bonita

Nunca é demais lembrar: proteja sua pele do sol.

Obviamente, é preciso lembrar que a qualidade de vida tem um papel fundamental na saúde da pele.
Eis alguns conselhos para seguir durante o dia:
  • tenha um sono suficiente e regular,
  • escolha uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais (frutas, legumes) e
  • proteja-se do sol. Ele não é só perigoso no campo ou na praia: as consequências das exposições diárias, mesmo curtas, não devem ser desprezadas. Com uma boa proteção, você pode tirar proveito das suas virtudes (vitaminas D): bons ossos e bom humor!

Copyright foto: Istock