0
Obrigado

Recupere a boa forma depois das festas!

Se as ceias e seus excessos deixaram marcas na sua cintura, confira aqui alguns conselhos para retomar o controle da situação. Exercícios, alimentos saudáveis e emagrecedores... 

Depois das festas, além dos presentes, você também ganhou uns quilinhos a mais? Saiba como se livrar deles.

1. Aposte nos legumes
O ano todo, os legumes são seus aliados na tarefa de emagrecer. Abuse! Para voltar à linha depois das festas, nada melhor que legumes. Em cada refeição, servidos como acompanhamento de carnes e peixes, eles permitirão que você se alimente de maneira saudável e mantenha a silhueta. E não esqueça: assim que uma batata ou outro carboidrato aparecer no seu prato, escolha como acompanhamento legumes verdes.

2. Mexa-se!
Seja você esportista ou não, não há como escapar se deseja estar em boa forma... Um pouco de exercício vai lhe fazer muito bem!  
Comece praticando uma atividade esportiva uma vez por semana, se você não tem o costume. O ideal mesmo é gastar caloria um dia sim outro não, para manter ou alcançar a boa forma.
Se ainda não descobriu qual é o esporte ideal para você, faça aulas-teste em academias para saber qual a atividade que melhor combina com você. 
Esportes individuais ou coletivos, em ambiente fechado ou ao ar livre, há muitas possibilidades à sua espera! 

3. Fuja dos produtos industrializados
Diga não às barras de chocolate, aos cereais muito doces, aos pratos prontos... Volte ao natural. Isso vai ser melhor para a sua saúde e a sua silhueta. Opte por uma boa fruta depois das refeições e tome água em vez de refrigerantes (mesmo os diets). 
Prefira também alimentos à base de cereais integrais, como o musli natural, o pão e o arroz integral. Estes alimentos têm uma taxa glicêmica baixa e podem ser considerados “açúcares lentos”. Verdadeiros aliados das dietas!

4. Hidrate-se durante o dia todo
Não espere ficar com sede para beber, hidrate-se de manhã até de noite, regularmente. Este gesto simples por si só não fará com que emagreça, mas certamente contribuirá para a sua qualidade de vida.
Às vezes, você tem a impressão de estar com fome, quando, na verdade, você tem sede. É frequente confundir estas duas sensações.    

5. Consuma proteínas
Sem fazer uma dieta hiperprotéica, é possível usar alimentos ricos em proteínas no contexto de uma alimentação equilibrada. Carne, peixe, ovos... Cozinhe estes alimentos sem molhos, apenas com temperos e legumes. Duas fatias de presunto magro é perfeito para acompanhar legumes ou como entrada.  

6. Aproveite cada instante... para gastar calorias!
No escritório, no metrô, com as crianças... Gaste calorias disfarçadamente! Contraia os músculos abdominais assim que você estiver sentada, use as escadas sempre que for possível, circule enquanto conversa ao telefone... Cada instante do dia a dia pode ser uma oportunidade para queimar algumas calorias ou ganhar músculos.

7. Faça uma desintoxicação
Depois das festas de fim de ano, inicie uma pequena dieta de desintoxicação para começar o ano com o pé direito. Para livrar o seu organismo das toxinas, um dia ou dois à base de chá, uvas ou qualquer outro alimento desintoxicante pode lhe fazer muito bem.
Depois deste tratamento, volte progressivamente a ter uma alimentação diversificada e balanceada. É o melhor para começar do zero e retomar bons hábitos alimentares!

8. Use um creme emagrecedor
Os cremes emagrecedores não são todos iguais, nem necessariamente eficazes para a sua silhueta. Mas alguns produtos, em especial à base de cafeína, podem contribuir para manter a boa forma sob controle. Aplique o produto que escolheu de maneira regular, seguindo as recomendações do fabricante. Embora isso não elimine a gordura, pode ajudar a reduzir um pouco a circunferência das coxas ou da cintura, ou eliminar pequenas camadas de celulite.

9. Permita-se comer entre as refeições
Cuidado, nada de assaltar a geladeira assim que você sentir a fome aparecer. Um café da tarde ou um lanche de manhã pode ajudar manter uma alimentação balanceada e evita chegar com muita fome no jantar. O sucesso disso está na escolha dos alimentos. Opte, por exemplo, por um punhado de amêndoas ou de nozes, sem aditivos, nem sal, e um iogurte natural com 0% de gordura. Outra possibilidade: uma barra de cereais naturais, sem açúcar, e uma fruta. Um café da tarde às 16 ou 17 horas, se você estiver com fome e não consegue esperar pelo jantar, ou um lanchinho às 11 horas, se você toma o café da manhã muito cedo: isso não será ruim para manter a boa forma.

10. Tome chá
Último lembrete para manter forma? Tome chá diariamente. A cafeína contida nesta bebida aumenta o gasto energético do seu organismo. Você pode tomar várias xícaras por dia, seu corpo também vai apreciar os antioxidantes que ele contém. Além disso o chá não contém os mesmos efeitos estimulantes da bebida concorrente, o café.

Copyright foto: Istock