0
Obrigado

Bronzeado: prepare sua pele para o sol

Os dias mais quentes do ano estão se aproximando é preciso preparar sua pele para ter um bronzeado de dar inveja. Saiba o que fazer para atingir seu objetivo

Prepare sua pele para o verão para pegar uma cor bonita e duradoura.


Esfolie sua pele delicadamente

Alguns dias antes de seguir para a praia, faça uma esfoliação. Ela eliminará as células mortas e vai favorecer a penetração dos raios UV através da pele. Você também pode optar por um peeling suave para ter uma pele tão macia quanto a seda.


Estimule sua melanina com complementos alimentares

Escolha fórmulas à base de selênio e vitaminas A, C e E que ajudam a combater o ressecamento da pele e o envelhecimento cutâneo. Elas estimulam e prolongam o bronzeado. 

Para ter um melhor resultado, comece o tratamento cerca de 15 dias antes das primeiras exposições ao sol. Fique atenta, os complementos alimentares não protegem dos raios UV do sol, portanto, eles não substituem de forma alguma um protetor solar.

Coloque cor no seu prato

Tomate, cenoura, damasco, legumes verdes ou, ainda, o melão, estimulam a síntese de melanina (a proteção pigmentar contra a radiação solar) e ajudam a evitar as queimaduras de sol. Consuma também peixes gordurosos, ricos em ômega 3, e óleo vegetal para estimular e prolongar a cor.

Limite as sessões de bronzeamento

Diferentemente do que lhe foi dito, as sessões de bronzeamento artificial não ajudam no bronze pois elas não provocam a produção de melanina e não protegem a pele dos raios UV. Elas permitem apenas ter uma cor superficial que sensibiliza demais a pele, isso sem falar das consequências nefastas que elas podem provocar para a saúde a longo prazo.  

Opte por um bronzeado progressivo

Ao chegar à praia, não se jogue sobre a toalha, na areia, para virar camarão. Este é melhor jeito de apanhar uma queimadura e estragar a pele.
Para conseguir um bronzeado uniforme, exponha progressivamente a pele ao sol. Comece com uns minutinhos no terraço de um café ou da sua casa e não esqueça de usar um protetor solar com fator de proteção alto. Evite ficar ao sol nos horários mais quentes: 12h e 14h quando os raios do sol são os mais perigosos. Em seguida, com o tempo, aumente seu tempo de exposição sem esquecer de renovar regularmente o protetor.


Beba água para hidratar o corpo

O sol resseca a pele. Para mantê-la bonita e suave, beba água antes, durante e depois da exposição ao sol. Depois da ducha, nutra-a com um creme hidratante para a pele. Uma pele bem hidratada evita descascar e prolonga a cor por mais tempo.

Disfarce com o autobronzeador

Da mesma forma que as sessões de bronzeamento artificial, os autobronzeadores colorem a pele mas não agem sobre a melanina. Portanto, eles não oferecem proteção contra os raios nocivos do sol. Porém, não são perigosos para a saúde. Sendo assim, você pode dar a ilusão de um belo bronzeado antes mesmo de chegar à praia, mas terá de recorrer a um protetor solar para bronzear de fato com segurança.

Fique morena com segurança

O melhor jeito de preparar a sua pele para o sol e conseguir um belo bronzeado ainda é ganhar cor pausadamente. Evite o sol entre 10h e 16h e use um protetor solar com fator 50 se você tem a pele clara e 30 se você é morena. Pense também em usar um chapéu e óculos para não apanhar uma queimadura, e renove a aplicação do seu protetor solar a  cada duas horas.

Copyrihgt foto: iStock
Este documento, intitulado 'Bronzeado: prepare sua pele para o sol', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.