4
Obrigado

Pós-sol: saiba como e por que usar

Depois de um banho de sol, algumas atitudes são importantes para manter o bronzeado. Muitas optam pelo pós-sol, mas este produto é realmente eficaz? Basta aplicá-lo para conservar a cor dourada? Confira aqui os conselhos dos especialistas

Para um pós-sol ainda mais refrescante, você pode colocar o produto na geladeira antes de usá-lo.


O pós-sol é indispensável?

Um creme noturno poderia bastar para restaurar o equilíbrio da pele no que diz respeito à hidratação. No entanto, ele não vai agir como um verdadeiro tratamento, como um pós-sol, cuja função é bem específica. 

Este produto reúne propriedades essenciais para regenerar a epiderme que foi agredida pelos raios UV: agentes calmantes e fatores reparadores, que acalmam a pele e agem contra os danos causados pelos raios UVA e UVB. Acima de tudo, o uso de um creme pós-sol  evita o envelhecimento precoce. Rico em antioxidantes, este tratamento limita a ação dos radicais livres que atuam por mais oito horas depois da exposição ao sol.

Como escolher seu produto pós-sol?

Escolha como se escolhe um produto clássico, em função de sua textura, cheiro, frescor, etc. A priori, raros produtos pós-sol são adaptados a um tipo específico de pele. É preciso, todavia, se auto-observar. No caso de uma pele com tendência mista a oleosa, escolha um produto “oil free”, isto é, sem óleo. Os produtos oleosos tornam mais espessa a camada córnea e bloqueiam as bactérias nos poros. O resultado? A pele brotoeja, e, depois do verão, é uma explosão de espinhas. Entretanto, eles são ideais para as peles secas, e podem ser aplicados como máscara nutritiva sobre o corpo todo, ao voltar da praia. 

O pós-sol também pode ser escolhido de acordo com as necessidades específicas do rosto ou do corpo. Os produtos para o rosto têm mais concentração de agentes reparadores e, portanto, são mais eficazes no combate contra as rugas. No entanto, em tempos de crise, um tubo de pós-sol para a família toda é mais econômico!

Que outros cuidados podem completar a aplicação de um pós-sol?

A esfoliação é sem dúvida alguma a melhor amiga da pele! Ela também destaca o bronzeado, mas escolha um produto suave para aplicar no rosto duas vezes por semana. Para o corpo, a esfoliação deve ser feita um dia sim, outro não. 

Cuidado com os riscos de fotossensibilidade. Alguns produtos de beleza podem causar manchas de pigmentação, em consequência de uma simples intoxicação ou alergia. Tome cuidado em relação aos componentes à base de álcool e frutas.

Nunca é demais lembrar de outro cuidado importante: beber água. No verão, é preciso multiplicar seu litro e meio de água habitual por dois.

No caso de uma queimadura de sol, quais os primeiros cuidados a tomar?

Ao voltar da praia, aplique depois da ducha, sem esfoliar, uma camada espessa de alguma emulsão para tratar queimaduras e renove-a frequentemente durante as primeiras 48 horas. Se estiver com dor, o paracetamol pode ajudar. Evite expor novamente ao sol a área dolorida por dois dias.

Pó-sol: dicas práticas

  • Coloque o pós-sol na geladeira. Ao aplicá-lo, é como uma verdadeira onda de frescor que invade o corpo, extremamente refrescante depois de um dia inteiro na praia. 
  • Cenoura, melão e damasco devem ser consumidos sem moderação! São ricos em betacaroteno e ajudam a a alcançar um bronzeado bonito.
  • Depois do verão acabar, continue fazendo esfoliações para eliminar a película fosca do bronzeado e deixar a pele sempre dourada. 
  • Não hesite em usar um autobronzeador, um pó compacto bronzeador ou um gel tonalizante brilhante, que destacarão seu belo bronzeado. 
  • Por fim, hidrate sua pele sempre!

Copyright foto: iStock
Este documento, intitulado 'Pós-sol: saiba como e por que usar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.