10 tratamentos estéticos para uma pele jovem
Com ou sem bisturi, descubra as técnicas que combatem o envelhecimento do rosto, do pescoço, das mãos... Não existe só o lifting! Aqui estão dez outras alternativas antiidade, avisos e conselhos de nossos especialistas.
Existem várias técnicas de tratamento estético e você pode combinar algumas para suprir às necessidades de sua pele. Em todo caso, não se precipite: tome tempo para conversar com seu médico para determinar qual cirurgia ou técnica de medicina estética lhe convém mais. Pesquise sobre o tema, sua decisão deve ser bem pensada.
Evidentemente, para manter a pele bonita e jovem por mais tempo, coma equilibradamente (muitas frutas e legumes), não fume e hidrate-se diariamente. E não se esqueça de se proteger bastante do sol.
Copyright foto: Istock
Toxina botulínica
A toxina botulínica desconecta o cérebro do músculo, dizem os médicos. Com duas ou três injeções em intervalos de oito meses, o cérebro não terá mais vontade de franzir o cenho. Não existe nenhuma outra técnica tão eficaz para frear a atividade muscular exagerada. O preenchimento com ácido hialurônico pode ser associado, mas ele não ataca a causa. A toxina botulínica age sobre o músculo e não é perigosa, quando a injeção é bem aplicada.
No começo, o efeito das injeções dura entre 8 e 12 meses, mas isso não é sistemático: durante vários anos, a testa pode ficar incólume pois o ato de franzi-la não é mais sistemático.
Áreas: rugas na testa e nos cantos dos olhos.
Cuidado: Esta toxina só está no mercado para ser usada na parte superior do rosto. No entanto, vários especialistas estendem seu uso.
Copyright foto: Istock
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico serve para preencher as rugas e devolver volume ao rosto, em especial no seu contorno oval ou nos sulcos nasogenianos. Quando o contorno do rosto perde sua firmeza, forma um tipo de papada. Neste caso só há um tratamento eficaz: o ácido hialurônico. O preenchimento é feito para recuperar o traçado oval do rosto e o resultado é perfeito. Estas injeções duram entre 8 e 18 meses. A vantagem do produto? Quando se coloca demais, é possível tirar o excesso. Para preenchimentos não há nada melhor!
O ácido hialurônico pode ser associado à toxina botulínica: evita-se assim um lifting ou, em todo caso, adia-se a sua realização.
Áreas: contorno do rosto, sulcos nasogenianos...
Cuidados: os efeitos deste preenchimento não são permanentes, eles desaparecem entre 8 et 18 meses.
Copyright foto: Istock
O peeling
Se você está tentada a fazer um peeling para lutar contra os efeitos do tempo, o menos perigoso para a sua pele é sem dúvida o com ácidos de frutas, o peeling com ácido glicólico. Mais leve que os peelings profundos ou médios, ele devolve o brilho ao rosto e uniformiza a tez. Antigamente, era comum ouvir dizer que o peeling químico era ruim. Mas o peeling superficial é revolucionário. Na mesma noite, dá para sair. Ele melhora a qualidade da pele e funciona muito bem para as pequenas rugas das pálpebras. E não deixa ninguém desfigurado nos primeiros dias, contrariamente à dermabrasão! Lembrando que a preocupação das pacientes é obter o melhor resultado estando apresentável o quanto antes.
Áreas: o rosto todo.
Cuidados: os peelings, sendo eles superficiais, médios ou profundos, podem ser arriscados para a pele se o tempo de aplicação, os produtos usados e a dosagem não forem bem controlados pelo dermatologista ou o médico esteticista.
Copyright foto: Istock
O laser contra as manchas nas mãos
O tratamento a laser funciona bem e a recuperação da pele é mais simples que com o peeling. Preste atenção para não se expor a sol logo depois das sessões. E evite os raios solares de modo geral, para que as manchas escuras não voltem. Os efeitos do laser podem durar até dois anos.
Cuidados: durante alguns dias, as mãos podem ficar com casquinhas.
Copyright foto: Istock
A radiofrequência
A radiofrequência
A radiofrequência é usada para acabar com o relaxamento cutâneo em diferentes partes do corpo, podendo dar um sopro de juventude ao rosto. Trata-se de uma técnica não invasiva para tensionar o contorno do rosto e lutar contra a perda de tônus. O aparelho envia ondas eletromagnéticas através de um dispositivo flexível, sobre as bochechas e as papadas. Com a polaridade, a área “esquenta”, o que leva a uma contração das fibras de colágeno e uma estimulação da produção de neo-colágeno. Depois de seis sessões ao longo de dois meses, o contorno do rosto fica mais bem desenhado.
Áreas: contorno do rosto, conjunto do corpo.
Cuidados: por enquanto, ainda é difícil avaliar precisamente quanto tempo duram os efeitos desta técnica.
Copyright foto: Istock
O mesolifting
O mesolifting
Pequenas injeções a cada centímetro do seu rosto: isso não parece ser particularmente agradável. O objetivo do mesolifting? Dar textura à pele, e um pouco de brilho. Você tem duas possibilidades: o médico pode injetar vitaminas ou utilizar ácido hialurônico.
Cuidado: esta técnica não permite preencher as rugas, mas dá um brilho à sua pele. Este efeito não dura muito tempo: cerca de seis meses...
Áreas: rosto.
Cuidados: a pele sangra em múltiplos pontos no fim da sessão. Como os médicos estão livres para compor seu próprio coquetel de vitaminas, tome cuidado com as reações alérgicas. Escolha um profissional experiente.
Copyright foto: Istock
A luz pulsada
Este método é usado para a depilação, mas também pode servir para esfoliar manchas e uniformizar a tez... Os resultados obtidos na pele com esta técnica não são espetaculares: não há efeito lifting. Mas sim um efeito “pele bonita”. A textura da pele fica melhor. Fim das manchas escuras em cerca de seis sessões.
Áreas: rosto, mãos, pescoço, colo.
Cuidados: alguns institutos de beleza oferecem sessões de luz pulsada às suas clientes. Prefira o consultório de um dermatologista ou de um médico esteticista.
Copyright foto: Istock
A lipoaspiração cervical
A lipoaspiração cervical
Quando o contorno do rosto deixa de ser bem definido, esta técnica entra para adiar um lifting cervical. Este procedimento é realizado, como toda cirurgia estética, por cirurgiões qualificados em plástica, reconstrutiva e estética. Trata-se de uma solução para as pessoas que apresentam um depósito de gordura, o famoso “queixo duplo”, mas também para quem sofreu um simples relaxamento da pele. A lipoaspiração ou liposucção cervical permite uma retratação cutânea. Na realidade, ao tirar a gordura, o murchamento cutâneo diminui ou desaparece. Os resultados são perceptíveis cerca de três meses depois da cirurgia.
Copyright foto: Istock
O lipopreenchimento para mãos
Com a idade, as mãos perdem sua textura, os ossos aparecem. Para lutar contra estes efeitos do envelhecimento, alguns especialistas propõem o “filling”, isto é, o preenchimento das mãos. O procedimento pode ser feito com ácido hialurônico ou com o tecido gorduroso da paciente (enxerto autólogo). Neste caso, recolhe-se gordura da região da barriga ou das coxas e ela é então reinjetada nas mãos quando o esqueleto é muito aparente.
Cuidados: de acordo com as pacientes, os resultados não estão sempre à altura das expectativas. Novas injeções de gordura autóloga são necessárias às vezes.
Copyright foto: Istock
Não provoque a sua própria ruga!
No que diz respeito à antiidade, além das soluções anteriores, não se deve negligenciar a prevenção. Médicos nos lembram de tomar os devidos cuidados desde a mais tenra idade. Não há necessidade de franzir o cenho toda hora, por exemplo, ou de dobrar os lábios ao comer. É preciso aprender a fazer um repouso facial. Com as expressões, as rugas se aprofundam e os efeitos da idade podem saltar aos olhos já a partir dos 30 anos ou mesmo antes. Geralmente, as pacientes nas quais se vê um início de ruga – na testa, nas sobrancelhas, do lado dos olhos, nos lábios superiores – são aquelas que podem estar fazendo um trabalho muscular exagerado.
Copyright foto: Istock
Este documento, intitulado '10 tratamentos estéticos para uma pele jovem', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.