Segurando um bebê

Quando se é mamãe de primeira viagem, é normal não saber muito bem como segurar um bebê. Mas calma, isso não é um bicho de sete cabeças e logo, logo você vai segurar seu bebê como uma super mãe experiente. Para ajudá-la, explicamos abaixo algumas posições básicas.

Ao segurar seu bebê, lembre-se de sempre dar apoio à cabacinha dele.

A posição vertical
Trata-se da posição que as crianças mais apreciam, na maioria das vezes. Ela lhes permite ver e observar tudo o que acontece em volta. Segure-o, portanto, contra si, na altura do ombro. Lembre-se de dar sustentação à nuca e ao pescoço com uma mão. 

A posição deitado de costas
Trata-se, neste caso, de pegar o bebê nos braços, na posição deitado, como se fosse niná-lo. A cabeça dele não deve pender no vazio (seus músculos ainda não estão suficientemente desenvolvidos). Acomode, portanto, a nuca dele num braço, sustentando as costas com o outro. 

A posição sentado
Para esta posição, coloque-o sentado sobre o seu antebraço, estando ele de frente para o exterior. Enrole seu segundo braço em torno da barriga e do peito dele. Se você estiver sentada, acomode o seu bebê sobre as suas coxas. 

A posição deitado de bruços
Acomode o bebê contra o seu abdômen e segure a coxa direita dele com a sua mão esquerda (ou vice-versa), mova-o devagar sobre o seu antebraço, com o rosto para o exterior. Esta posição é confortável para o recém-nascido e tem a vantagem de deixar uma mão livre, mesmo em movimento. 

O que é preciso sempre lembrar de fazer
Cuide para manter sempre a cabeça do bebê reta (pelo motivo evocado acima). A cabeça dele nunca deve ser sacudida. Isso poderia provocar problemas neurológicos graves e irreversíveis, ou até mesmo a morte.

Copyright foto: Istock
Este documento, intitulado 'Segurando um bebê', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.