Como cuidar de um bebê constipado

Massagem, alimentação: saiba como cuidar de seu bebê quando ele está constipado.

Às vezes seu bebê fica constipado? Confira nossos conselhos para cuidar bem dele.

Descubra se o seu bebê está constipado
Um bebê está constipado se ele evacua raramente, isto é, menos de 3 vezes por semana (um bebê deve evacuar uma vez por dia ou a cada dois dias). Além disso, fezes duras, ressecadas, evacuadas com dificuldade ou pequenas também são um sinal de constipação. 
Todavia, na maioria das vezes, a constipação de um bebê é funcional, isto é, não ligada a uma patologia. Se ele não vomita, não perde peso, responde normalmente aos estímulos e não tem inchaço anormal, não se preocupe, existem soluções simples que funcionam na maioria das vezes. Em contrapartida, se você reconhecer um destes sinais no seu filho, consulte um médico o quanto antes.

Alimentação
Se o bebê é amamentado você pode lhe dar um pouco de suco de laranja diluído em água pela manhã. A mãe também deve consumir mais fibras (legumes e frutas). Se o bebê toma mamadeira de leite, misture o leite dele com um pouco de água mineral que ajuda o trânsito intestinal (10 a 20 ml bastam de acordo com o tamanho da mamadeira; aumente devagar as doses, se necessário). Com mais de 6 meses, também é possível lhe oferecer suco de laranja misturado com água. Por fim, não esqueça de lhe dar água, seja ele amamentado ao seio ou com mamadeira.
Se o seu filho começou a diversificar a alimentação, escolha legumes verdes ricos em fibras (vagem, espinafre) e evite o arroz e a cenoura, que tendem a constipar.

Atitudes corretas
Pode ser muito útil massagear a barriga do seu bebê para facilitar o trânsito intestinal. Massageie-o bem devagar e no sentido das agulhas de um relógio. Isso também pode acalmá-lo.
Não use laxantes. Em contrapartida, com a orientação do seu médico, você pode usar um supositório de glicerina uma vez por dia: ele lubrifica, facilita a passagem das fezes e limita o risco de fissuras anais. Cuidado, não medique o seu filho sem a opinião de um médico.
Se nada disso funcionar e a constipação do seu filho persistir, não inicie nenhum tratamento medicamentoso sem antes ter consultado o médico.

Copyright foto: Istock
Veja também
Este documento, intitulado 'Como cuidar de um bebê constipado', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.