0
Obrigado

10 dicas para deixar seu prato mais leve

Para manter a linha, não é necessário privar-se! Bons hábitos alimentares e um pouco de exercício: eis a receita para uma silhueta elegante. Primeiros passos para comer de maneira saudável e sem excessos, estas dicas vão ajudar a tornar seu prato mais leve pouco a pouco e sem frustrações.

Para um refeição mais leve prefira uma fruta na hora da sobremesa.


1. Um tempero leve

Você tem o hábito de temperar as saladas e os legumes crus com azeite e vinagre? Saiba que você pode reduzir a porção de gordura sem perder o sabor de seu tempero. Diminua pela metade a quantia habitual de azeite e substitua a parte que faltou com água. Sua boca sentirá uma explosão de sabor! 
Lembre-se também de usar um spray de tempero: além de reduzir a quantidade ingerida, permite repartir o molho da salada uniformemente.

2. Um prato pequeno

Utilize um prato pequeno para todas as suas refeições e receitas. Isso vai incitá-la a comer menos, pouco a pouco. De tanto proceder desta forma, você terá a impressão de consumir muita comida. Faça o teste! Se você servir a mesma quantidade de comida num prato grande, você vai ter a impressão de que ele está quase vazio e você vai estar propensa a repetir. 
De maneira geral, procure montar um prato bem apresentado – o prazer visual também conta e você vai comer mais devagar.

3. O cozimento certo

O cozimento é uma etapa importante se você pretende tornar seus pratos mais leves sem muito esforço. Com uma frigideira de qualidade, você vai poder cozinhar carnes e peixes sem acrescentar gordura. 
Se você precisar usar óleo apesar de tudo, use um pincel para aplicar uma camada fina e uniforme no fundo da frigideira. Você também pode usar papel toalha: coloque um pouco de óleo sobre uma folha limpa e esfregue-a em seguida na superfície que precisa ser untada. Assim, você evitará o escesso de gordura.  
Manteiga para cozinhar? Nunca mais.  

4. Use um wok

É o utensílio que lhe será muito útil para tornar suas refeições mais leves sem diminuir o sabor dos alimentos. Cozinhe carnes, legumes, peixe, como lhe agradar... sem acrescentar óleo! 

5. Limão e especiarias

Coloque limão nas suas carnes ou peixes, isso vai ajudar seu corpo a digerir melhor. Além disso, o sabor dele evitará as grandes quantidades de molhos, tão nocivos à boa forma!
Você também pode temperar seus pratos com ervas e especiarias para realçar o sabor sem calorias adicionais. Você tem escolha: Cury, ervas de Provence, páprica... a lista é extensa.

6. Tempere a água de cozimento

Para cozinhar macarrão ou arroz, utilize um caldo. Com isso, você não vai precisar salgar a água de cozimento: é mais saudável e ideal para evitar a retenção de água no corpo. Esta técnica fará com que não precise tampouco acrescentar manteiga ou qualquer óleo no macarrão.  
Mas preste atenção: massas e arroz branco estão desaconselhados se você quer cuidar da sua silhueta. A taxa glicêmica deles é alta. Em outros termos, estes alimentos podem ser considerados como “açúcares rápidos”. Escolha, portanto, massas e arroz integrais.

7. Molhos light

Você aprecia os pratos com molhos? Evite comer todos os dias se você faz questão de manter a linha. Mas de vez em quando, dê-se este prazer! Para um molho menos calórico, você pode usar um produto light. Melhor ainda: substitua uma parte deste molho light por iogurte com 0 % de gordura. Seus pratos ficam, assim, mais leves e digestos. 

8. Fatias de pão finas

Como no caso das massas e do arroz, prefira o pão integral. Para evitar abusos, corte fatias muito finas e não deixe o pão à disposição sobre a mesa. Antes de começar a refeição, prepare o número de fatias que você deseja consumir e guarde o resto. Assim, você aprende a saboreá-lo na mesa. Esta técnica é igualmente extensiva para o resto da refeição: sirva seus alimentos num prato e deixe o resto longe de você! 

9. Tome sopas

É sabido: a sopa ajuda a crescer... mas também a emagrecer! Uma sopa de legumes para começar a refeição vai ajudar a reduzir o apetite, ao mesmo tempo em que oferece vitaminas. Você pode escolher sopas de legumes prontas mas verifique atentamente a composição. Melhor, prepare-as você mesma, mas unicamente com legumes e água, se você tiver tempo. 
Você também pode optar por legumes crus para começar corretamente uma refeição, mas não tenha a mão pesada na hora de temperar!

10. Sobremesa, sim, mas light !

Você não consegue abrir mão daquela pequena nota adocicada no final da refeição? Não tem problema! Você pode consumir uma fruta ou mesmo uma compota. Se você é fã de chocolate, não abuse, mas use receitas leves que lhe permitirão comer um pouquinho de vez em quando. Por que não derreter chocolate meio amargo sobre uma fruta cortada em fatias (pera, maça, banana...)? Existem muitas receitas leves: de vez em quando, você pode se dar ao luxo.

Copyright foto: Istock
Este documento, intitulado '10 dicas para deixar seu prato mais leve', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A revista da mulher (www.arevistadamulher.com.br) ao utilizar este artigo.