0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Conselhos para uma depilação perfeita

Se livrar dos pelos não é sempre uma tarefa fácil. Ter uma pele lisinha exige tempo, cuidado e, muitas vezes, uma boa dose de coragem. Descubra as dicas para uma depilação caseira impecável

Prepare sua pele e escolha o bom método antes de se depilar.


Antes da depilação

A escolha do método 

Em função da área que vai ser depilada 
As pernas suportam bem todo tipo de depilação. Em contrapartida, evite a lâmina sobre as coxas, os pelos que crescem depois não são muito estéticos. Prefira o depilador elétrico ou a cera.

O creme depilatório convém perfeitamente às axilas e às virilhas pois é indolor, eficaz e, portanto, apropriado para estas áreas sensíveis.

Em função da sua sensibilidade
As mais sensíveis devem optar pela lâmina e o creme depilatório. As mais corajosas podem usar o depilador elétrico e a cera. Saiba que, com o tempo, a cera torna o pelo mais delgado e, portanto, a depilação acaba sendo menos dolorosa.

Em função do tempo que se tem
A lâmina não tem concorrente em termos de rapidez e de eficácia imediata. No entanto, os pelos crescem mais grossos do que quando se usa a cera ou o depilador elétrico. Os resultados também têm curta duração. 
Para não ter problemas por quatro semanas, a cera é a melhor opção.

Preparar a pele para a depilação

A esfoliação é indispensável antes de uma depilação. Ela elimina as células mortas e desobstrui os poros para arrancar mais facilmente o pelo e remover os que estão encravados. Para uma depilação parecida com a que se faz em locais especializados, passe lenços umedecidos antissépticos na pele para remover as impurezas. No entanto, não use creme hidratante pois ele impede a cera de colar na pele.

Durante a depilação

Cera: observe bem se você não está com nenhuma lesão ou machucado. A cera pode agravar a ferida e as consequências podem ser muito dolorosas.


Depilador elétrico: estique a pele o máximo que puder com uma mão. Isso permite cortar melhor o pelo e diminui a dor. Você também pode esfregar um pedaço de gelo sobre a área que vai depilar. O frio tem efeito anestésico e também ajuda a amenizar a dor.

O depilador deve trabalhar na perpendicular e no sentido inverso do crescimento dos pelos. Procure não pressioná-lo muito para não irritar a epiderme.

Depois da depilação

Frequência 

Para aquelas que se depilam com cera, recomenda-se esperar até três semanas entre uma sessão e outra. A frequência é mais ou menos a mesma ao utilizar um depilador elétrico. A lâmina, por sua vez, não arranca a raiz, mas se limita a cortar o pelo. Os retoques devem ser feitos, portanto, a cada dois dias para alcançar um resultado excepcional.

Acalmar as irritações e as manchas vermelhas depois da depilação

Lembre-se de hidratar muito bem a sua pele depois da depilação. É preciso esperar algumas horas para que as manchas vermelhas desapareçam. Encontram-se também no mercado produtos pós-depilatórios que ajudam a acalmar a epiderme. Para evitar inconvenientes, não se exponha ao sol enquanto sua pele estiver irritada.       

Diminuir o crescimento dos pelos

Existem cremes redutores de pelos bastante eficazes à venda em lojas especializadas e drogarias. No que se refere ao método, a cera é a melhor alternativa. Ao cabo de algumas sessões, o pelo estará mais fino e o crescimento, mais lento.

Copyright foto: iStock