0
Obrigado

SOS Cabelo

Uma coloração desbotada, coceira no couro cabeludo, pontas secas... Nada mais desagradável. Siga as orientações dos especialistas para ter cabelos deslumbrantes

Cabelo fraco, sem brilho, cor desbotada... Siga nossos dicas e revitalize seus cabelos!


Cabelo oleoso

Pode ser hereditário, mas não é uma fatalidade. Os cabelos de natureza oleosa podem se tornar secos com o tempo. Podemos também ter o cabelo oleoso por causa da poluição e da transpiração, particularmente no verão.

A solução
Lave seus cabelos todos os dias com um xampu para uso frequente.
Se o seu cabelo estiver limpo, mas as raízes estão um pouco oleosas, use um xampu seco.

Por fim, última recomendação: não faça uma massagem tonificante durante a lavagem com xampu e evite enxaguar com água quente. Estas medidas têm como consequência excitar as glândulas sebáceas e, portanto, tornar o cabelo oleoso.

Cabelo fraco

Assim como o resto do corpo, os cabelos ficam mais caídos no inverno por causa da falta de luz e do ar frio.

Quem toma banho de piscina frequentemente e expõe o cabelo à ação do cloro, o torna mais poroso e, portanto, caído.

A solução
Para devolver o tônus aos seus cabelos caídos e finos, escolha um corte geométrico e dégradée  que lhes dará volume e textura. Para aquelas que frequentam a piscina, o melhor é usar uma toca: ela será o melhor amigo do seu cabelo.

Cabelo sem brilho 

Todos os tipos de cabelo ficam sem brilho no inverno por causa da falta de luz. Os cabelos oleosos estão mais naturalmente expostos a este problema.

A solução
Para devolver o brilho à sua cor natural de cabelo, prefira uma tintura “tom sobre tom” mensal ou a cada um mês e meio. Seus cabelos vão ficar sedosos e brilhantes.

Outra dica: enxágue  o cabelo em água fria para fechar as escamas dos fios e obter um resultado surpreendente.

Cabelo elétrico 

O frio é o principal fator responsável pela eletricidade estática dos cabelos. O contato com roupa sintética (gola olímpica ou gola de casaco) também deixa o cabelo desgrenhado.

A solução
Diferentemente do que se pensa, é preciso evitar escová-lo. Ajeite-o com um pouco de spray para pentear.

Outra dica: coloque um pouquinho de creme hidratante entre as mãos e massageie o cabelo para discipliná-lo. Resultado garantido!

Caspa

O couro cabeludo está abafado e, consequentemente, descama rápido demais. Cabelos oleosos estão mais propensos a este problema.
A solução

Faça uma higiene irretocável no seu cabelo: lave-o e cuide dele regularmente. Em seguida, escove-o energicamente para arejar o couro cabeludo. Por fim, faça um tratamento de três meses com um xampu anti-caspa.

Coloração desbotada

Isso acontece frequentemente quando a tintura perdeu a validade. Saiba que, no verão, o sol altera a cor e, no inverno, a falta de luz a esmaece.

A solução
Renove a coloração a cada dois meses. Use também um xampu com pigmentos para dar lhe vida. Saiba que alguns cabeleireiros têm à disposição técnicas de revitalização da cor aplicando pigmentos nas raízes e em uma parte dos fios.

Queda de cabelo

Antes de mais nada, é importante lembrar que a queda dos cabelos é um processo natural e necessário para que eles se renovem. No entanto, existem situações excepcionais que favorecem esta queda: uma gestação, problemas de digestão...

A solução
É preciso tratar bem do seu cabelo. Mais um fio de cabelo é saudável e hidratado, menos chances tem de cair. Faça um tratamento com ampolas para a queda de cabelo na primavera e no outono para estimular seu crescimento.

Coceira no couro cabeludo

É frequentemente um sinal de estresse. Também pode ser a manifestação de uma psoríase ou a consequência de um arranhão, mas, neste caso, vale a pena consultar um dermatologista.

A solução
Use um produto à base de mentol para aliviar a coceira e tornar o couro cabeludo para sedoso.

Frizz 

A humidade do ar é frequentemente responsável por este problema.

A solução
Torne-se adepta da escova. Se você não gosta, seque os cabelos alisando-os ao máximo. Reforce este look disciplinado com produtos à base de silicone para domá-los de maneira duradoura e lhes dar brilho.

Cabelo branco amarelado

Se você é fumante, está especialmente sujeita a este problema por causa da nicotina. As pessoas que vivem à beira-mar estão expostas ao iodo e também podem ter de lidar com este fenômeno.

A solução
Use um xampu para cabelos brancos. Eles contêm princípios ativos que neutralizam o amarelamento do fio.

Pontas secas

Isso se deve à erosão natural do cabelo e/ou ao fato de esfregar os fios no travesseiro, por exemplo.

A solução
Aplique regularmente sérum contendo silicone para nutrir o cabelo e regenerá-lo.

Copyright foto: iStock